
Além de ter estado na televisão a afirmar que tinha ganho o "concurso da NASA", o chef enviou através da sua assessoria de imprensa um 'press release' para as redações garantindo que "é portuguesa a primeira receita que irá ser cozinhada em Marte e é da autoria do Chef Kiko".
E também usou as redes sociais para anunciar o prémio. "Ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pela NASA. Trazer para Portugal este prémio é uma alegria e um orgulho enorme! (…) Vamos Portugal!", escreveu no dia 26 de fevereiro.
Só que agora a Sábado revela que é mentira e que a verdade foi colorida para dar mais destaque ao que realmente aconteceu.
O que Kiko ganhou foi, de acordo com a Sábado, o concurso chamado La Patata Marciana do Centro de Astrobiologia de Madrid, que nunca fala em NASA e tinha como objectivo "reunir uma série de receitas em que o ingrediente principal seja uma das variedades de batata selecionadas pelos cientistas para ser cultivada em Marte e inspiradas nas características do planeta vermelho".
Depois de confrontado com a "verdade", Kiko Martins reconheceu à Sábado: "Absolutamente de acordo que não participei em nenhum concurso organizado directamente pela NASA. Agora já não estamos de acordo quando refere que me intitulei 'vencedor de um concurso da NASA'. Nem sou, nem disse que era", referiu, esquecendo-se que tinha alterado o post no Facebook e que tinha corrigido a informação inicial em que garantia ter vencido um prémio da NASA e que a sua receita ia para Marte.