
Manuel Maria Carrilho foi condenado a três anos e nove meses de pena de prisão por violência doméstica. A decisão do Tribunal da Relação de Lisboa permite ao ex-ministro ficar com uma pena suspensa mediante o pagamento de seis mil euros à APAV, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
Mas o ex-ministro da Cultura foi ainda condenado a pagar uma indemnização de 40 mil euros à ex-mulher, Bárbara Guimarães, por reparação de danos patrimoniais. Esta sentença reperesenta uma vitória para a apresentadora da SIC que, neste momento, se encontra na fronteira da Polónia, para onde viajou com o intuito de ajudar os refugiados da Ucrânia que estão a fugir da guerra.
Recorde-se que Manuel Maria Carrilho tinha sido absolvido pelo tribunal de primeira instância do crime de violência doméstica, tendo sido na altura condenado apenas pelo crime de difamação.