
Ana Lourenço, Sandra Pereira, Ana Barros e Inês Gonçalves são as quatro jornalistas da RTP que estavam a ser perseguidas e importunadas por um septuagenário de Póvoa do Lanhoso. Este homem enviava-lhes cartas de amor e/ou de cariz sexual.
As profissionais da estação pública - que não foram as únicas vítimas - apresentaram queixa na polícia e o caso acabou em tribunal. O alfaiate reformado, de 72 anos, acabou condenado pelo Tribunal de Braga a um ano e cinco meses de pena suspensa por dois crimes de perseguição e dois crimes de importunação sexual. Foi ainda condenado a pagar 500 euros a Ana Lourenço.
Ficou provado que o homem, que se identificava como "médico" ou "advogado", fazia pesquisas sobre a vida das quatro jornalistas com a intenção de as seduzir. Alvo das várias cartas enviadas pelo réu, as ofendidas admitiram ter sentido "medo, inquietação e repulsa" e que temiam ser "surpreendidas pelo autor das cartas durante a noite".