
Cristina Ferreira está livre de qualquer multa ou punição pela polémica da vaca descontrolada na 'Noite de Cristina', no especial de Natal emitido pela TVI no ano passado.
Na deliberação a que a FLASH! teve acesso, a ERC concluiu "não terem sido ultrapassados os limites à liberdade de programação".
Sobre a denúncia de que a vaca quase atingiu uma criança em estúdio, a entidade reguladora afirmou que "não se observam indícios de que a criança estivesse, em algum momento, em perigo. A vaca encontrava-se presa por uma corda e constata-se a rapidez em retirá-la daquele local".
"O animal permaneceu escassos segundos em estúdio e a própria apresentadora, apercebendo-se da desadequação da situação, solicitou que aquele fosse retirado do cenário", concluiu também.
As denúncias contra o programa de Cristina Ferreira visavam também a utilização de animais verdadeiros no programa sob um suposto "tratamento desadequado e impostos a stress elevado". Ao que a ERC respondeu que não identificou stress nas ovelhas presentes em estúdio.
Cristina também está livre de multa e punição no caso da denúncia sobre o alegado desrespeito religioso. "Considera-se, portanto, que se trata de conteúdos de cariz humorístico", disse a ERC. "Os conteúdos humorísticos estão associados a um certo nível de transgressão, devendo ser apreciados na perspetiva do exercício da liberdade de expressão e de criação artística".