'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
surpresa

Alexandra Borges bate com a porta e deixa a TVI mas já tem novo "destino"

É uma das mais reconhecidas da TVI mas depois de muitos anos em Queluz de Baixo decidiu deixar o canal.
03 de novembro de 2020 às 18:37
Alexandra Borges
Alexandra Borges
Alexandra Borges
Alexandra Borges
pub
Alexandra Borges
Alexandra Borges
Alexandra Borges
pub
Alexandra Borges
Alexandra Borges
Alexandra Borges
pub
Alexandra Borges
Alexandra Borges
Alexandra Borges
Alexandra Borges
Alexandra Borges
Alexandra Borges
Alexandra Borges
Alexandra Borges
Alexandra Borges

É uma das mais respeitadas jornalistas da TVI, conhecida por investigar casos delicados, mas agora decidiu deixar a televisão de Queluz de Baixo e abraçar novos projetos.

Alexandra Borges, que tinha um espaço de reportagem em nome próprio, deixa o canal, seguindo o caminho que já tinha sido feito por Ana Leal, outra das repórteres de investigação que nos últimos meses saiu da TVI.

Mas Alexandra já tem um novo desafio profissional: vai para a Global Media, empresa que detém jornais como o DN e JN e a TSF. Vai liderar a grande reportagem e investigação desse grupo.

Aqui fica a longa mensagem da jornalista:

"Cresci profissionalmente na TVI e dediquei-me ao jornalismo de investigação porque ainda acredito que é um dos mais importantes pilares da democracia.

Por interesse de poucos, é um género que tende a desaparecer mas, por interesse da maioria, continua a fazer a diferença em algumas (poucas) redações de Portugal.

Eu e a minha equipa deixámos uma marca no jornalismo de investigação da TVI. Juntos, fizemos a diferença e ajudámos a solidificar o princípio que em sociedade não vale tudo e que as leis devem ser cumpridas. Conseguimos vitórias importantes: ajudámos a mudar leis discriminatórias, a denunciar monopólios que implicavam o desperdício do plasma nacional, conseguimos provas de corrupção e branqueamento que, na maioria dos casos, ajudaram o MP a acusar criminosos e o Tribunal a condená-los, apontámos o dedo a isenções fiscais feitas à medida e enfrentámos poderosos grupos económicos travestidos de religiosos.

A minha única motivação sempre foi A VERDADE. A verdade que não prescreve, que não discrimina os mais fracos e que não se mede pela carteira de cada um. Uma verdade que não seja conveniente mas sim isenta, rigorosa e, sobretudo, JUSTA.

Costumo dizer que o meu Pai me deixou a mais valiosa das heranças: a HONESTIDADE e LEALDADE, valores que não estão à venda nem se conseguem comprar, mas que, lamentavelmente, alguns desconhecem e desconhecerão sempre, pois é algo que se ganha no berço.

É este ADN que levarei comigo para um novo desafio profissional, desafio este que terá os ingredientes que sempre exigi na minha vida profissional, ambição em fazer melhor, lideranças competentes e sérias e projetos disruptivos que acrescentem qualitativamente tanto a quem os protagoniza como, também, ao nosso País.

Agradeço à TVI parte daquilo que hoje sou. Crescemos juntas, de forma leal e verdadeira, durante 21 anos porém, há 64 dias, tudo mudou.

Ao público, que me acompanha há 35 anos, posso garantir, de forma plena, que deixo a TVI por respeito aos meus valores e princípios, dos quais nunca abdicarei, custe a quem custar. Parto com a integridade que me (re)conhecem e espero continuar a merecer a vossa confiança. Assim continuarei, por Si e para Si!", escreveu nas redes sociais, depois de ter sido revelado que tinha deixado a TVI.

Recentemente, Alexandra revelou ter uma doença que lhe afeta o peso.

Alexandra Borges explica exatamente o que lhe foi diagnosticado: "O que acontece é que incham as partes moles dos tecidos e eu fico mais cheiinha. É um angioedema, uma coisa hereditária. Aparece uma ou duas vezes por ano mas implica um tratamento para a veia de corticoides que faz logo com que inche."

A jornalista justifica assim que às vezes possa parecer que tem uns "quilinhos a mais". "Quando dizem que estou mais gorda é por isso, mas depois emagreço. Não há é cura para isto. Se agora dizem que estou mais magra não é fruto de uma dieta. Fiz uma expedição com os meus filhos às Filipinas e desinchei."

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável