
O ano que terminou, 2020, não foi particularmente simpático para Sofia Ribeiro. Os últimos 12 meses não foram "nada fáceis" para a atriz de 36 anos de idade, como a própria revelou em entrevista recente. Para limpar "energias negativas" e ganhar novo ímpeto, Sofia partiu para o Brasil, onde já foi muito feliz "a viver, durante três meses" e aí voltar a encontrar-se.
A atriz, de facto, não teve um ano fácil. O confinamento em março trouxe logo dois desaires na sua vida. Primeiro, terminou a relação com João Almeida Henriques, o então namorado, de forma abrupta e sem explicação. Na altura, a atriz ficou desolada mas, quase sem tempo para recuperar, pouco depois dava-se outro drama.
Foi obrigada a fechar as portas do restaurante que tinha aberto há cerca de um ano, o Filosofia, por causa da covid-19. A atriz ainda tentou várias formas de manter o negócio a funcionar, especialmente depois das medidas terem sido aliviadas em maio, mas as restrições de horários levaram Sofia Ribeiro a fechar o negócio. Foi um duro golpe. Sem nunca baixar os braços, a atriz deixou a promessa de voltar a repensar tudo no início de 2021, eventualmente "abrir noutro local um franchising", mas teme que o negócio esteja perdido para sempre.
A tudo isso há que acrescentar o drama da covid. Pessoa de risco por ter tido cancro de mama, Sofia Ribeiro esteve várias vezes em isolamento, algo que a foi deixando com menos forças.
Num ano difícil, a TVI acabou por dar-lhe uma "prenda gigante" ao oferecer-lhe dois papéis na mesma novela: Célia e Madalena. Personagens que a atriz considerou "muito diferentes" mas que lhe mereceram rasgados elogios por parte dos colegas mas também do público, perante brilhante a transformação da atriz.
Com as gravações terminadas no mês passado (no início de dezembro) e a precisar renovar forças, antes do Natal, Sofia Ribeiro desapareceu para o Brasil. Por lá tem feito uma vida sem stress, com muitos mergulhos nas águas cálidas, com muito exercício físico no calçadão e divertimento entre amigos.
O regresso a Portugal ainda não está agendado, com a atriz a sentir-se "em casa", como já escreveu em vários posts e stories no seu Instagram.