
Licínio França morreu este sábado, dia 30, aos 67 anos. O ator tinha Alzheimer e estava internado num lar há mais de dez anos.
Quem quis homenagear esta partida do também cantor foi Noémia Costa. A atriz de 'Terra Brava' foi casada com o ator durante 22 anos, anos estes marcados aparentemente por muita dor e violência doméstica.
Noémia Costa chegou mesmo a tornar público o que sofreu nas mãos do ex-marido. "Ninguém quer que uma relação falhe, principalmente 22 anos depois. Mas não devia ter deixado que a relação se estendesse mais. Poupava a Joana de ter visto certas coisas que, infelizmente, acabou por ver. A Joana é fruto de um grande amor. Eu estou sozinha há 14 anos. Aprendi a não cometer os mesmos erros se aparecer outra pessoa. A não permitir… Aprendi a ganhar respeito por mim. As agressões físicas e verbais são sempre dolorosas", reconheceu a Daniel Oliveira em 'Alta Definição'. "É o pai da minha filha. Olho para a Joana e jamais me poderia esquecer dele. A Joana viu algumas dessas agressões", lamenta.
"É o pai da minha filha. Olho para a Joana e jamais me poderia esquecer dele. A Joana viu algumas dessas agressões", lamenta.
A ruptura aconteceu em 2007, depois de muito sofrimento da atriz, que chegou a uma altura em que sentiu a necessidade de contar ao mundo o que estava a acontecer na sua casa. Os dois têm uma filha em comum, Joana, que sempre tomou o partido da mãe. Mais tarde, Licínio França negou, em entrevistas, que tenha agredido a ex-mulher. Nessa altura, também a filha deixou de lhe falar e nem o convidou para o seu casamento.
Mais tarde, Licínio França negou, em entrevistas, que tenha agredido a ex-mulher. Nessa altura, também a filha deixou de lhe falar e nem o convidou para o seu casamento.
O ator chegou a viver na rua e a comer na "sopa dos pobres", recorde-se. Depois, mudou-se para um quarto, com a ajuda da Santa Casa da Misericórdia.Apesar deste pesadelo, Noémia Costa decidiu agora homenagear o ex-marido. "Até já, até sempre, companheiro. Esta é a nossa filha, fruto de um amor maior de 22 anos. Que somente nós vivemos e mais ninguém. A nossa verdade é nossa, é isso que vale. A nossa Joana honrou o Pai e irá honrar a Mãe. Os princípios dela são Enormes. Sei que era a tua/nossa menina sempre presente em verdade e honra. Vai em paz. Deus tratará do resto."