Desde o início da sua carreira que Kika Cerqueira Gomes ganhou consciência de que a sua vida não estaria facilitada por ser filha de Maria Cerqueira Gomes e que o apelido poderia complicar-lhe mais os dias do que ajudá-la. Aconteceu ao início quando o conflito de interesses que podia gerar-se fez com que não conseguisse um papel numa novela da TVI e, mesmo nos anos seguintes, Francisca sofreria com a constante comparação.
Hoje, com o assunto já totalmente resolvido, Kika surpreendeu ao mudar de nome nas redes sociais e apresentar-se como Kika Lourenço Gomes, algo que justificou com um facto que, aparentemente, nada tem a ver com a mãe, mas sim com um aspeto particular, segundo a própria.
"Adoro Cerqueira Gomes! É o apelido da minha mãe. Lourenço Gomes é, na verdade, o meu verdadeiro apelido. Sempre me chamaram Cerqueira, mas ninguém consegue pronunciar corretamente", explicou.
No entanto, um dia depois de a notícia ter gerado muitos comentários, nas redes sociais de Kika já não consta o nome Kika Lourenço Gomes - nem qualquer nome, aliás.
A modelo, que namora com o piloto Pierre Gasly, fez ainda um desabafo irritado sobre as notícias que davam conta da mudança de apelido. "Só para esclarecer: eu não mudei de nome. O meu nome é Cerqueira Gomes Lourenço Gomes. Cerqueira Gomes é o apelido da minha mãe - o lado da família mais divertido e louco, no bom sentido). Em inglês muita gente tem dificuldade em dizer 'Cerqueira' e sempre achei bonito usar os meus últimos apelidos. Além disso, um dia os meus filhos vão ser Lourenço Gomes. Nada disto tem segundas intenções."