
Manuel Luís Goucha não esquece um período marcante na sua vida pessoal e profissional, quando assumiu publicamente que era casado com um homem, Rui Oliveira. Nos bastidores da televisão, houve três reações que ele guarda na memória.
"Em 2008, quando para a revista 'Lux' – dirigida pela minha amiga Filipa Garnel – disse, e foi capa, 'o Rui é a pessoa mais importante na minha vida a seguir à minha mãe', está tudo dito e não está coisa alguma dita. As coisas foram ditas de uma maneira elegante", começou a contar o apresentador numa entrevista com Maria Cerqueira Gomes no 'Conta-me', da TVI.
"Lembro-me que houve três reações completamente distintas", continuou, a de Júlia Pinheiro, a de Cristina Ferreira e a de Luís Cunha Velho, antigo administrador da Media Capital.
"A Cristina temeu pelo nosso público, que era um público mais velho, pelas avós", recordou o antigo apresentador do 'Você na TV'.
Júlia Pinheiro teve uma reação diversa. "Júlia veio dar-me os parabéns pela coragem e só anos mais tarde é que eu percebi o porquê daquela atitude", explicou, acrescentando que a resposta da apresentadora da SIC teve muito a ver com Rui Maria Pêgo, que também é homossexual.
"O filho era muito novinho, eu não tinha contato. Mas achei muito interessante porque depois a vida vai fechando elos", disse.
"E o Luís Cunha Velho teve uma atitude conservadora em relação a esta minha afirmação que dizia tudo e não dizia nada", apontou.
Goucha acabou por ter uma resposta positiva do público do 'Você na TV'. "A partir dali começamos a nos aperceber que as pessoas foram nos vendo enquanto dois homens que gostam um do outro e vivem juntos, e não veem mais nada. Não há nada que os possa agredir".
Goucha e Rui Oliveira vão celebrar 25 anos em 2024 e seis anos de casados.