
O ator Jorge Mourato está no centro de uma polémica depois de ter dado voz ao protagonista de 'Soul - Uma aventura com Alma' da Pixar, que está a promover o filme mundialmente como sendo o primeiro filme de animação que tem um protagonista negro. Só que Jorge Mourato não é negro... e isso deu azo a polémica.
"Depois do que eu sei hoje, provavelmente daria oportunidade a outras pessoas, neste caso a colegas meus negros que o fizessem também", revelou no live com Rui Unas. Mourato reconhece agora que só devia ter aceitado depois de um casting a atores negros e nenhum se tivesse mostrado perfeito para o papel.
Jorge Mourato garante que quando aceitou dar voz não sabia que a Pixar ia promover o filme como o está a promover. O ator reconheceu ainda que esta polémica lhe deu uma nova maneira de olhar para o problema do racismo, assumindo que é "um racista em desconstrução".
"O debate sobre a dobragem portuguesa de Soul é muito válido, faz todo o sentido acontecer. Não é um excesso do politicamente correto (e vós sabeis o quanto eu às vezes me agasto com alguns desses excessos)", disse Nuno Markl.
"O filme é uma obra-prima e a dobragem portuguesa é óptima, bem dirigida e interpretada - esse mérito não está em causa. Mas é claro que Portugal deveria ter prolongado o momento histórico celebrado internacionalmente pelas próprias Disney e Pixar: Soul é o primeiro filme da Pixar com um protagonista negro, contando o elenco original com as vozes de Jamie Foxx, Angela Bassett e Questlove. Temos excelentes atores negros capazes de vestir a pele destas personagens e a desculpa 'não temos cá ninguém' é falsa; este tipo de incidente só ajuda a que continue sem haver 'ninguém'", acrescentou o humorista.
Recorde-se que Jorge Mourato é, reconhecidamente entre pares, um dos melhores atores nacionais a fazer dobragem para filmes de animação.