Almeno Gonçalves morreu esta quinta-feira, 27 de novembro, aos 66 anos, vítima de cancro do cólon, que lhe tinha sido diagnosticado há dois meses. O ator encontrava-se internado no Hospital São Francisco Xavier.
Nesta sexta-feira, dia 28, realizou-se o velório a Almeno Gonçalves, na Igreja de Miraflores, no concelho de Oeiras. O velório de Almeno Gonçalves contou com a presença de familiares, amigos e muitos colegas atores, que se reuniram para prestar a última homenagem.
A também atriz, e ex-mulher do ator, Rita Salema, esteve visivelmente emocionada e em lágrimas durante as cerimónias. A atriz foi o amparo da filha, Francisca Salema Gonçalves, profundamente abalada e devastada com a morte do pai. Fruto do antigo casamento do ator com Rita Salema, esteve unida à mãe e à última companheira do pai, Patrícia Pinheiro, num momento de grande cosnternação.
A presença de Francisca teve um significado especial, uma vez que se sabia publicamente que a relação entre pai e filha tinha sido distante ao longo dos anos, algo que o próprio ator lamentou em entrevistas passadas. No entanto, nos momentos finais da vida de Almeno Gonçalves, pai e filha conseguiram reaproximar-se, e Rita Salema revelou que a filha e ela própria o ajudaram a "partir em paz".
Rita e Francisca estiveram muito próximas de a também atriz Patrícia Pinheiro, com quem Almeno partilhava a vida há 18 anos e com quem viveu uma história de amor discreta. A viúva recebeu o apoio dos amigos presentes, em especial de Rita e Francisca.
Foram muitos os atores que marcaram presença na Igreja de Miraflores para a despedida a Almeno. José Raposo, Paulo Pires, Manuel Cavaco, Rui Melo, Rui Mendes, Custódia Gallego, Sofia Grillo, Francisco Penim, António Melo, Heitor Lourenço, Frederico Amaral, Marta Andrino, Catarina Avelar, entre muitos outros, fizeram questão de despedir-se do amigo e companheiro de jornada.