
Bárbara Guimarães travou uma das maiores batalhas da sua vida quando em 2018 lhe foi diagnosticado um cancro da mama. Uma luta retratada no livro de memórias que a apresentadora da SIC lançou recentemente, 'Tempestade Perfeita – Como Sobrevivi à Tormenta'.
No livro, Bárbara, de 50 anos de idade, recorda ainda o enorme susto quando, no final de 2019, após várias sessões de quimioterapia e radioterapia, para o tratamento do cancro da mama, voltou a ficar internada. À época, a apresentadora falou numa grave infeção. A verdadeira razão é revelada agora.
"De um momento para o outro, apareceu-me uma enorme mastite, uma inflamação do tecido mamário, que em muitos casos resulta de uma infeção e que causa dor e inchaço na mama. No meu caso, a mama ficou como uma bola, dura e encarnada. Fui tentando perceber o que era até que houve um dia em que não aguentava mais o incómodo", escreve no livro, citada pela 'Nova Gente'.
Após os exames médicos, Bárbara ficou "logo internada". "Não podia ser simples. Como já tinha tirado o cateter, os medicamentos para tratarem a nova infeção tinham de ser administrados diretamente na veia. Só que, para piorar a situação, as minhas veias rebentavam diariamente, bloqueavam quando tentavam injetar o medicamento. Fiquei toda furada. O maior problema foi que os médicos não tinham certeza do que estava a causar a mastite. Recebi antibióticos, atrás de antibióticos e nada de melhoras. Ninguém sabia o que eu tinha", recorda. Na altura, temeu a possibilidade de um novo cancro.