'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Drama

Cancro impede pai de Sofia Ribeiro de falar

Aos 54 anos, Jorge Barros tem visto a sua situação clínica piorar. O cancro do pulmão não dá tréguas e o antigo segurança do Metro de Lisboa já não consegue sequer falar e dificilmente poderá ser operado. Sofia Ribeiro é a sua única visita regular.
25 de maio de 2017 às 15:55
Sofia Ribeiro.jpg
sofia ribeiro
sofia ribeiro

Fumador inveterado, Jorge Barros, de 54 anos de idade, sofre as consequências do consumo de tabaco ao longo de boa parte da sua vida.

O pai da atriz Sofia Ribeiro está internado no Hospital Pulido Valente, em Lisboa. Segundo fonte hospitalar, o seu estado é "grave e o senhor já mal consegue falar. Está muito fraco e irá fazer novos exames, mais aprofundados, mas suspeita-se que dificilmente poderá ser operado".

Sofia Ribeiro, de 32 anos de idade, volta a enfrentar o drama do cancro, desta vez na figura do pai, que a levou ao altar, aquando do seu casamento com Rúben Rua, em setembro de 2011.

DO AEROPORTO PARA O HOSPITAL

Jorge Barros tem tido nesta filha o seu maior apoio. "A filha conhecida [Sofia Ribeiro] tem sido a que vem cá mais vezes. Houve uma altura em que vinha diretamente do aeroporto para o hospital. Nota-se que está muito triste com a situação e preocupada", revela a mesma fonte.

A atriz, que viveu ela própria o mais temido dos diagnósticos e ultrapassou um cancro de mama, que lhe foi detetado em novembro de 2015, acompanha o pai desde que Jorge Barros foi internado, no dia 30 de janeiro.

A carregar o vídeo ...
Sofia Ribeiro partilha foto de cancro

Mesmo depois de ter ido para o Rio de Janeiro, estudar representação, sempre que vinha a Portugal semanalmente, para ser jurada no programa 'Let's Dance' não falhava nas visitas ao hospital.

Tal aconteceu logo após o internamento do pai, quando entrou para o programa em meados de fevereiro. "Mesmo cansada da viagem e com todos os compromissos, nunca faltava. Que notássemos, tem sido a única pessoa de família que nunca lhe falta. De resto, o senhor Jorge tem o apoio de amigos e dos voluntários do hospital", revela a mesma fonte, que prefere resguardar-se no anonimato.

É a terceira vez que o pesadelo do cancro se abate sobre Sofia Ribeiro. A mãe, Maria Salomé, também teve que ser operada de urgência, devido à presença de pólipos nos intestinos. Só a deteção e cirurgia imediata, no Hospital de S. José, em Lisboa, livraram a mãe da atriz de ter tido piores consequências.

Na época, em abril de 2015, Salomé debatia-se ainda com o drama da pobreza extrema. Morava num quarto arrendado – num prédio que entretanto foi demolido – e alimentava-se com o que instituições de solidariedade social lhe davam.

AJUDA MÃE, IRMÃ E SOBRINHA

Ao saber da situação, Sofia Ribeiro resgatou a mãe, com quem não tinha contacto há algum tempo e arrendou-lhe um apartamento na Margem Sul, onde Salomé ainda mora.

Na mesma casa morava Tânia, a irmã mais nova da atriz, com o marido e as filhas. Só que, devido a problemas de má gestão dos recursos que a atriz oferecia à irmã e à mãe, Tânia mora agora noutra casa, com a sua própria família.

Ainda assim, apurou o site FLASH!, "a Cátia [nome pelo qual a atriz é tratada pela famíla] ajuda a Tânia por causa das sobrinhas. De resto, é tudo muito triste, porque consta que também com a outra irmã, a Carla, está de costas voltadas, por quebra de confiança".

Sofia Ribeiro está de regresso a Portugal, depois de uma temporada no Rio de janeiro a estudar representação. No início de junho começam as gravações de 'A Herdeira', a nova novela da TVI. A atriz será protagonista na pela de uma vilã.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável