
Aos 50 anos, Catarina Furtado sente-se "mais livre e mais leve… porque o cabelo estava cheia de extensões", diz, referindo-se ao look radical que assumiu antes de ir para o Sri Lanka. "Precisava deste corte." As férias no fim de fevereiro com uma amiga foram essenciais: "Estava muito cansada".
Neste país insular ao sul da Índia, a apresentadora não passou ao lado daquilo que a faz caminhar na vida. "Conheci pessoas com muita humildade, generosidade… Ensinaram-me que é possível sermos mais empáticos", confessa Catarina, que abdicou "de luxos" na viagem: "Não sou disso. O que tentei foi conhecer mais, para ser melhor cidadã."
Em Portugal, a estrela da RTP deixou o marido, João Reis, e os filhos, Maria Beatriz (16) e João Maria (15), desta vez sem sentimento de culpa. "Aprendi isso. Quando se ama, deixa-se ir… Deixei tudo organizado, para que nada falhasse. Estava de qualquer forma à distância de um clique. Não estou habituada a estar longe dos meus filhos, mas estou a deixar ir. Custa, mas é uma aprendizagem. E isso levou a que respirasse muito", conta em declarações citadas pela TV Guia.
Sobre ter deixado tão longe o seu amor, e assim se mantém desde há mês e meio, pois João Reis está a viver no Porto, devido à peça Longa Jornada Para a Noite, não parece preocupada. "É a vida…", diz, mostrando-se serena sobre este momento em que o casal se vê obrigado a estar afastado por motivos profissionais. Esta não é, recorde-se, a primeira vez que o trabalho os obriga a estar assim.