
Catarina Furtado e João Reis anunciaram de forma surpreendente, nesta quinta-feira, dia 27, que estão divorciados, depois de 18 anos de casamento, pondo assim um ponto final numa história de amor que começou no já longínquo ano de 2004.
Na altura, João Reis integrava o elenco da série histórica ‘A Ferreirinha’, da RTP, na qual fazia o papel do escritor Camilo Castelo Reis. A trama escrita por Francisco Moita Flores relatou o romance "proibido" do icónico escritor com Ana Plácida, interpretada precisamente por Catarina Furtado, quando esta se dedicava simultaneamente à representação e à apresentação.
O amor entre os dois passou dos ecrãs para a vida real durante as gravações, num momento que acabaria recordado em 2013, quando o par celebrou oito anos desde a subida ao altar: "Era uma vez um ator a fingir ser um escritor. Era uma vez uma atriz a fingir ser uma mulher à frente do seu tempo e a arriscar corromper os códigos de sociedade! Ora esses atores apaixonaram-se na vida real, casaram faz hoje 8 anos, têm... sido muito felizes e têm dois filhos!", afirmou a comunicadora, ao lado de uma imagem da produção.
Quando se conheceram, João Reis tinha já dois filhos. Francisco, o mais novo, fruto de anterior relação com Joana Seixas; Maria fruto de outro relacionamento. Catarina vestiu o papel de madrasta, que no início foi mais complicado, mas conseguiu ultrapassar o anatema desse nome.
O casamento de Catarina Furtano, na altura a namoradinha de Portugal, aconteceu julho de 2005 e foi rodeado do maior secretismo e de inúmeras manobras para afastar os paparazzi, que nessa altura ainda existiam em força no nosso país, antes de ter vindo a crise e o fenómeno das redes sociais. Vários seguranças patrulharam os arredores da quinta escolhida às portas de Lisboa. E os convidados, entre eles Diogo Infante, José Wallenstein ou Pinto Balsemão, só tiveram indicações desse local momentos antes da boda.
A distância entre o ex-casal cresceu no início deste ano, quando João Reis se mudou para o Porto, para a peça 'Longa Jornada para a Noite', e Catarina Furtado ficou em Lisboa, tendo ainda pelo meio aproveitado para ir de férias com uma amiga para o Sri Lanka, sem o marido e os filhos.