
Manuel Luis Goucha e Rui Oliveira estão de féria no monte em Monforte, no coração do Alto Alentejo. O casal tem vivido dias tranquilos mas bem dispostos. A alegria tem sido o principal ingrediente destes dias de canícula.
O apresentador da TVI, de 66 anos de idade, e o marido levantaram o véu da vida quotidiana e, sem pruridos, partilham um pouca da intimidade. Este é um "documentário" do seu lado mais doméstico e privado onde não faltam canções desafinadas, danças desajeitadas, ao som da 'La Macarena', e picardias entre os dois. Tudo com muito humor.
Há ainda passeios de barco com Rui Oliveira a atrever-se na pesca e com Manuel Luís a preferir ficar a observar e a filmar. Só para ver se tem sorte. E a pescaria acaba por resultar, com o casal a apanhar os peixes para o jantar do dia seguinte.
Também a 'mise-en-scène' para o jantar não fica isenta de peripécias: candeeiros avariados dão o mote para mais um momento divertido. No final, uma mesa perfeita, preparada por Manuel Luís, em que nada é deixado ao acaso e explicado ao pormenor. Na cozinha, preparam-se receitas entre muitas brincadeiras entre os dois.
Rui Oliveira acabou apanhado por Manuel Luís a dormir a sesta, a tentar vencer o pico do calor da tarde, depois de um almoço gourmet. "Sesta depois de uma perdiz de escabeche!", descreveu o apresentador da TVI no vídeo.