'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Surpresa

"Chutado para canto, Toni é um símbolo da parolice nacional!" Saiba quem escreveu isto sobre o treinador

É uma das figuras mais conhecidas do mundo do futebol nacional.
Por FLASH! | 30 de junho de 2025 às 17:04
"Toni é um símbolo da parolice nacional!" Saiba quem escreveu isto sobre o conhecido treinador
Toni,
Toni, treinador de futebol,
Toni, treinador de futebol,
pub
Toni
Toni,
Toni, treinador de futebol,
Toni, treinador de futebol,
Toni

Poucos serão os portugueses que saberão quem é António José Conceição Oliveira, mas se dissermos que estamos a falar de Toni é garantido que muitos dirão de imediato que sabem bem de quem se trata pois de antiga glória do Benfica, Toni também soube construir uma carreira como treinador de futebol. 

Luís Osório dedica esta conhecida figura o seu último 'Postalinho' desdobrando-se em elogios: "O homem que estás a ver tem quase 80 anos, mas não parece. Chama-se António, mas todos o tratamos por Toni. Sempre que ganhava um título vinha um presidente com outras ideias. Ou porque considerava ter sido sorte ou por desejar ter um treinador mais afirmativo, o Toni era logo descartado", começa por escrever.

O jornalista continua a escrever: "O que era isso de pegar numa equipa em dificuldade e levá-la ao campeonato ou à final da Liga dos Campeões? Como se fosse fácil ou por sorte – aliás o Benfica depois disso nunca mais voltou a qualquer final da Liga dos Campeões. Vinha sempre outro. Com menos bigode. Com um ar menos português. Menos amigo dos jogadores – o que dá sempre problemas. Menos amigo dos adversários – o que é não se compreende."

E considera Osório: "O Toni é um símbolo da parolice nacional" e explica o seu raciocínio: " Um dos treinadores com melhor rácio de épocas e vitórias foi chutado para canto por ser boa pessoa num tempo em que ser boa pessoa é sinónimo de fragilidade e de uma personalidade 'poucochinha'. Por mim… caro Toni… quero confessar-lhe a minha profunda admiração pelo que é", afirmou.

"Boa pessoa, claro – também eu acho que é o mais importante. Mas uma boa pessoa que ganhou muito, que quase ganhou tudo. Uma boa pessoa que provou que se pode ser assim, abraçar toda a gente, mesmo os adversários, e ganhar, ganhar mais do que os tipos que falam grosso, mas saem de fininho. Toni tem 78 anos, fará em outubro mais um. Parece ter menos dez por tudo nele ser vida e vontade de estar aqui, de ir à bola, de falar do jogo e do país, de seguir a carreira do seu filho treinador, de estar com os amigos do seu Benfica, mas também do Sporting ou até do FC Porto", elogia o jornalista.

E termina: "Toni é tudo isto e tem um enorme sentido de humor e autoironia, uma prova de inteligência e sabedoria. O ano passado vimo-lo a aceitar ser selecionador português para o Europeu do Vinho. Li a notícia incrédulo, como assim? Uns minutos depois percebi que a pergunta não tinha razão de ser. Toni aceitou por lhe ter apetecido aceitar. Por não se levar demasiado a sério, por achar que o importante é criar pontes com as pessoas, conhecer gente, estar ocupado com aquilo que gosta. É maravilhoso o Toni. Um dos nossos grandes."

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável