
A cantora portuguesa Linda de Suza, de 74 anos de idade, célebre pela sua canção 'Mala de Cartão' (O Português Emigrante), está internada em estado muito grave num hospital francês. Segundo revelam os jornais gauleses a artista sofre de distúrbios psicológicos e os médicos dizem-se preocupados por ela ter deixado de comer, falando numa crescente redução das hipóteses de recuperação.
A sua vida ficou marcada por diversos reveses, ainda assim, conseguiu relançar a sua carreira em 2014, com vários concertos e digressões até 2017. Em 2020, a cantora foi internada, durante o confinamento, depois de ter contraído covid-19.
Mas o que terá "destruído" psicologicamente a artista portuguesa foi uma relação - que definiu como abusiva - que viveu e que a deixou de rastos. Em 2010, apresentou queixa por roubo de identidade contra esse homem que acusou de a levar à falência e que lhe dava apenas 400 euros por mês.
Uma quantia insuficiente para levar uma vida condigna e notoriamente insuficiente para manter tudo a que estava habituada. Recorde-se que Linda de Suza já sabia o que era a miséria, pois nasceu no seio de uma família humilde.
Teolinda Joaquina de Sousa - assim o seu verdadeiro nome - nasceu no concelho de Beja, em Beringel, e depois de passar parte da infância num orfanato emigrou clandestina para França, no início da década de 70. Em Paris, trabalhou como empregada de limpeza antes de começar a cantar num café e lançar o seu primeiro single.