'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

Confissão em direto: Mafalda Castro fala pela primeira vez da doença delicada da mãe e de como se arrepende de não a ter ajudado mais

A estrela do 'Big Brother Extra' abriu o coração sobre o problema que aflige a mãe: a esclerose múltipla
17 de dezembro de 2022 às 18:34
Mafalda de Castro
Mafalda de Castro
Mafalda de Castro
Mafalda de Castro
pub
Mafalda de Castro
Mafalda de Castro
Mafalda de Castro
pub
Mafalda de Castro
Mafalda de Castro
Mafalda de Castro
Mafalda de Castro
Mafalda de Castro
Mafalda de Castro
Mafalda de Castro
Mafalda de Castro

Neste sábado, o '2 às Dez' teve uma participação especial. No lugar de Maria Botelho Moniz, Cláudio Ramos contou com a presença de Mafalda Castro.

No final deste especial, Cláudio Ramos pediu à colega para ir buscar uma prenda, que se revelou ser uma foto antiga da apresentadora que normalmente conduz o 'Extra' do 'Big Brother', com os pais quando era muito novinha, num jardim de Cascais.

Aproveitando estar a falar da mãe de Mafalda, Cláudio Ramos acabaria por levar a jovem estrelinha da TVI a falar da doença degenerativa de que a progenitora padece. "Ela tem esclerose múltipla", confessava a jovem de 28 anos, revelando que hoje fala abertamente no assunto por a progenitora "ser uma mulher muito forte", revelava.

Mas nem sempre foi fácil para Mafalda aceitar que a mãe padecia desta doença degenerativa. "Claro que nunca pensei em passar por isto", disse. "A minha mãe é muito nova. Foi em 2016 que ela  descobriu (a doença). Eu na altura não tive noção do que era. Acho que fui egoísta, que não queria lidar", continuou a revelar Mafalda de Castro. "Eu não queria lidar com a realidade. ela passou algum tempo só com o meu pai a lidar com isto. Arrependo-me muito disso e por isso admiro-a muito", assumiu.

Contudo meses depois Mafalda aprendeu a lidar com este drama. "Mas pergunto-me porquê a minha mãe? Não gosto de não pode fazer nada que possa ajudar (a combater) isto. É, infelizmente, uma doença muito solitária, e a medicação é muito chata", contava a Cláudio Ramos que a ia inquirindo sobre este drama.

Apesar de tudo Mafalda de Castro diz que a mãe tem sabido lidar com este drama de forma exemplar e que a doença embora cause "algumas limitações" tem sido acima de tudo travada "pela força da minha mãe. Ela é muito positiva. Não deixa que a doença tome conta dela. Ela não é a doença".

As duas continuam a fazer muitos planos apesar de Mafalda saber "que ela se cansa com alguma facilidade e não podemos andar muito". No entanto diz fazerem muita coisa.

Infelizmente por ser uma doença degenerativa do foro nerológico, a apresentadora sabe que nem tudo será fácil, apesar de em casa se falar do assunto "sem receios e sem tabus". Contudo Mafalda diz que prefere "não pensar no futuro" centrando-se nesta fase da vida da mãe.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável