
O País acordou com a triste notícia da morte de Marco Paulo, esta madrugada. As homenagens multiplicam-se, mas há uma pessoa em especial para quem esta perda será realmente imensurável: o seu afilhado, Marco António.
Foi no início dos anos 90 que Marco Paulo anunciou ao País que tinha nascido o seu afilhado, filho do seu melhor amigo – que era seu técnico de som e sócio – e batizado com o nome Marco António em homenagem ao primeiro nome artístico do cantor, cujo verdadeiro nome era João Simão.
O filho que nunca teve
Marquinho, como era chamado em criança, tornou-se rapidamente o filho que o cantor nunca teve, como o próprio afirmou diversas vezes.
Atualmente com 33 anos, Marco António é músico e vive nos Países Baixos com a namorada polaca, Aleksandra, mas viajou diversas vezes para ao pé do padrinho durante a sua luta contra o cancro no fígado. Já da primeira vez que Marco Paulo teve cancro, fora Marco António o seu principal apoio, apesar de na altura ainda ser uma criança.
"Ele foi, sem se aperceber, a pedra fundamental para que eu pudesse ultrapassar todo o sofrimento do primeiro cancro", contou há três anos no 'Alô Marco Paulo'.
Foi nesse programa que Marco António tocou baixo, ao lado do padrinho. "Primeiro ponto, adoro-te", afirmou o jovem durante o programa.
"Não é pelo facto de seres cantor, mas por seres a pessoa que és. Tudo o que me tens ensinado. Tens assistido a todos os marcos importantes da minha vida", acrescentou.
Acusação chocantes
A relação íntima de Marco Paulo com o afilhado levou inclusivamente a uma grande polémica no ano passado, quando o antigo deputado do PSD, José Pacheco Pereira, fez insinuações sobre a relação "ambígua" de "um artista de variedades" com o seu afilhado que teria "comprado" aos pais, apesar de nunca referir o nome de Marco Paulo.
O cantor reagiu de imediato, repudiando as alegações.
Futuro precavido
Nos últimos tempos, com a saúde a deteriorar-se progressivamente, Marco Paulo refez o seu testamento, sempre com o afilhado em mente. "Preocupo-me com o futuro dele. Já fiz o testamento e ele está incluído. Organizo tudo a preparar o futuro das pessoas que estiveram sempre ao meu lado. Já precavi tudo isso para que elas estejam resguardadas", revelou à 'TV Guia'.
"Sei que um dia vou partir, mas ele irá ficar eternamente no meu coração", afirmara recentemente em declarações à 'Nova Gente'.