'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

Cristiano Ronaldo recorda o período "mais difícil" do seu percurso de sonho

Cristiano Ronaldo deixou a Madeira com apenas 11 anos de idade para ingressar nas escolas do Sporting. O resto é história.
27 de maio de 2024 às 07:59
Georgina Rodríguez
Georgina Rodríguez
Georgina Rodríguez
Georgina Rodríguez e Cristiano Ronaldo
pub
Cristiano Ronaldo
Georgina Rodríguez
Georgina Rodríguez
Georgina Rodríguez e Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo

Aos 39 anos de idade, Cristiano Ronaldo construiu um percurso invejável como atleta de alta competição, num dos desportos mais exigentes do mundo. É um dos futebolistas mais bem pagos do mundo e continua a ser um dos jogadores mais eficazes de todos os tempos, a bater recorde atrás de recorde.

Atualmente a jogar no Al-Nassr, da Arábia Saudita, Cristiano Ronaldo iniciou a carreira ainda criança na Madeira. Para perseguir o sonho, deixou a sua ilha e a família com apenas 11 anos de idade rumo a Lisboa, para as escolas do Sporting Clube de Portugal. Veio sozinho. Os pais, pobres, tiveram que permanecer na Madeira, a cuidar dos irmãos.

Num podcast com Will Ahmed, CEO e fundador da plataforma Whoop, Cristiano Ronaldo recordou esse período como "a parte mais difícil". "Foi difícil deixar a minha família, na Madeira, para perseguir o meu sonho em Lisboa", assumiu. CR7 elogia a coragem dos pais, Dolores e José Aveiro, em o deixar ir para Lisboa e admite que não sabe se conseguiria fazer o mesmo com o filho mais velho, Cristianinho, que segue as pisadas do pai no Al-Nassr, nos sub-13.  

"Não sei se seria capaz de o deixar partir. E ele tem mais dois anos do que eu tinha na altura. Vai ser difícil", confessou. Ronaldo não esquece o papel do pai, falecido em 2005, na conquista do seu sonho maior. "Comecei a jogar muito jovem, em casa e na rua, com 7, 8, 9 anos, com amigos. É onde tudo começa. Onde me começo a divertir. O futebol foi o meu primeiro amor", recordou. "O meu pai sempre insistiu comigo para eu seguir o meu sonho. Ele viu que eu tinha talento e incentivou-me a jogar na rua e na nossa equipa local, o Andorinha", lembrou ainda.

A carregar o vídeo ...
Anda cá, dá um beijinho ao teu pai, pá, Cristiano Ronaldo chama por Cristianinho... mas ele seguiu em frente

No topo da carreira nos últimos 20 anos, Cristiano Ronaldo destaca o talento e o trabalho para continuar a ser, à beira dos 40 anos de idade, um dos melhores. "O talento sem trabalho não é nada. E o trabalho sem talento não é nada". "Acho que ambos se misturam. É claro que tenho os dois. Não diria que tenho um mais do que o outro, porque, olhando para toda a minha carreira, nos últimos 20 anos, o meu nível foi elevado. (...) Isso é muito difícil, não apenas no futebol como em tudo. Estar no topo durante 20 anos é inacreditável e é o que continuo a fazer. Para mim, é um grande feito. A minha maior motivação é continuar a desfrutar, a fazer as pessoas felizes, a fazer a minha família feliz", afirmou.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável