'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Crime

Dar cabo da fortuna por amor! Fica sem 250 mil euros numa burla em que o cantor Zé Amaro está metido ao barulho

Um amor que nasceu nas redes sociais acabou de forma bastante infeliz.
Por FLASH! | 01 de novembro de 2025 às 14:57
Fica sem 250 mil euros em burla e cantor Zé Amaro metido ao barulho
Cantor Zé Amaro
Zé Amaro
Cantor Zé Amaro
Zé Amaro
Cantor Zé Amaro
Zé Amaro
Cantor Zé Amaro
Cantor Zé Amaro
Zé Amaro
Cantor Zé Amaro
Zé Amaro
Cantor Zé Amaro
Zé Amaro
Cantor Zé Amaro

O "romance" nasceu em 2022 através da rede social Instagram. Uma mulher de 64 anos e com posses andou durante três anos a trocar mensagens de amor com alguém que acreditava ser o cantor português Zé Amaro. De engano em engano e completamente iludida, esta mulher aceitou fazer transferências bancárias para na ordem dos 250 mil euros.

A mulher estava longe de saber que, na verdade, nunca falou com Zé Amaro. Acreditou plenamente que o homem com quem trocava mensagens no Instagram, mas que rapidamente passou para mensagens através do WhatsApp, numa conta sem fotografia, era o artista apesar de nunca terem falado ao telemóvel ou terem feito qualquer videochamada.

As trocas de amor eterno foram sempre através de texto e a partir de diferentes números de telemóvel do falso artista. A mulher acreditava mesmo que mantinha uma relação afetiva com o cantor. Não imaginava que falava com vários elementos da rede fraudulenta. Aliás, a vítima, ainda em 2022, teria um outro namorado, que se presume também virtual (mas que não a enganou) e com o qual rompeu a relação para 'namorar' com o falso cantor.

 Para conseguir o dinheiro, o elemento da rede de burlões - o falso Zé Amaro -, dizia que estava a passar por dificuldades financeiras - garantia até que não poderia pagar aos outros músicos que com ele atuam e que poderia vir a desistir da carreira musical. Ao longo de três anos foram dezenas as desculpas e enredos criados pelo burlão. Por estar apaixonada, a mulher caiu no esquema.

Entretantoque se mostrou surpreendido: "Na verdade fui imensas vezes incomodado com tantas e tantas páginas falsas, inclusive no estrangeiro. Várias fãs já foram abordadas por esses burlões e chegaram a dar centenas de euros em cartões, que na verdade nem sei de que cartões se trata. Também nas sessões de autógrafos já fui várias vezes confrontado com satisfações de pedidos de ajuda monetária que acontecem em meu nome", começou por dizer Zé Amaro.

"É uma situação muito triste perceber que muitas dessas pessoas dão tudo em meu nome, pensando que esse pedido vem da minha pessoa, o que naturalmente é falso, pois sou um trabalhador nato e somente vivo do meu trabalho. Tudo fazemos para alertar e continuamos a fazê-lo, pois as pessoas mais desprevenidas, e menos informadas, estão sempre sujeitas a serem enganadas. É lamentável e deixa-me profundamente triste",

Entretanto, esta quarta-feira, 29, a Polícia Judiciária do Porto deteve no aeroporto Francisco Sá Carneiro um homem, de 45 anos, que faz parte de uma rede internacional que engana pessoas através do esquema conhecido como "burla do amor". Vinha a Portugal para se encontrar com a vítima para ela lhe entregar 25 mil euros - a mulher achava que ele era um representante do cantor. 

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável