
Aos 37 anos de idade, Duarte Gomes está muito feliz por fazer projetos de ficção com pausas grandes pelo meio, em especial porque emigrar está nos seus objetivos. "Fiz um filme brasileiro, depois um outro, 'Pinch of Portugal', para o canal americano Hallmark, e tenho estado a fazer castings. Estou a tentar a sorte fora de Portugal, embora o meu país continue a fazer parte dos locais onde quero trabalhar", diz o ator que já gravou em 2023 a série 'A Filha', que a TVI anunciou transmitir durante o outono.
"Não me posso queixar", admite. Até porque Duarte Gomes quer ter o máximo de tempo possível com a filha, Amélia, de 1 ano, fruto do amor com a atriz Filipa Nascimento, de 27 anos de idade, que integra a nova novela da SIC, 'Papel Principal'. "É para ela que vivo. Sei que pode parecer exagerado, mas a sua entrada na minha vida e da Filipa deu-me outra vida. É ótimo vê-la sorrir, começar a falar, a descobrir coisas…", acrescenta o ator, descrevendo-se "como um pai babado": "Começo a falar dela e parece que o mundo pára um bocadinho."
Porém, e com esta vontade de querer vingar no estrangeiro, Duarte Gomes sabe que há a possibilidade de ter que fazer as malas, apanhar o avião e emigrar. "Ainda não aconteceu, mas quer eu, quer a Filipa sabemos do risco que corremos ao tentar a sorte lá fora. O que está decidido, e se o outro não estiver a fazer nada, é pegar na família toda e ir. Não queremos separar-nos. Acho que nem faz sentido. Mas, para já, estamos aqui, no nosso espaço, na nossa vida. Um dia, se acontecer, logo se vê, mas a ideia é essa", avança, decidido.
Com esta pausa entre projetos, Duarte Gomes aproveitou para gozar umas férias "perfeitas" com Filipa Nascimento: "Aproveitámos bem o que é nosso. Fizemos piscina, apanhámos sol, divertimo-nos. Não fugimos, mas foi como se fugíssemos no nosso ninho."