
A embaixada do Irão em Espanha negou que Cristiano Ronaldo tenha sido condenado a uma pena de 99 chicotadas, por ter abraçado e tocado em Fatemeh Hamami, pintora iraniana que tem 85% do corpo paralisado. O capitão da seleção nacional deslocou-se em setembro ao Irão para um jogo da Liga dos Campeões Asiática que opôs o Al-Nassr ao Persepolis FC, de Teerão, um dos maiores clubes do país.
A notícia, que terá originado no canal iraniano Sharq Emroz, havia sido difundida por vários meios de comunicação internacional, mas a embaixada rejeitou que os factos descritos correspondam à realidade, através de uma partilha na rede social X, ex-Twitter.
"Desmentimos veementemente a emissão de qualquer decisão judicial contra qualquer atleta internacional no Irão. É motivo de preocupação que a publicação de notícias tão infundadas possam eclipsar os crimes lesa humanidade e os crimes de guerra contra a oprimida nação palestiniana", pode ler-se na mensagem.
"Cabe-nos assinalar que Cristiano Ronaldo viajou até ao Irão nos dias 18 e 19 de setembro para disputar um jogo oficial de futebol e foi muito bem recebido pelo povo e pelas autoridades. O seu encontro sincero e humano com Fatemeh Hamami também foi elogiado e admirado por todas as pessoas, tal como pelas autoridades desportivas do país", completou.
Desmentimos rotundamente la emisión de cualquier fallo judicial contra cualquier deportista internacional en Irán. Es motivo de preocupación que la publicación de noticias tan infundadas pueda eclipsar los crímenes de lesa humanidad y los crímenes de guerra contra la oprimida… pic.twitter.com/51xw40L7Gp
— Embajada de Irán en España (@IraninSpain) October 13, 2023
A embaixada apontou ainda para um ‘tweet’ de Cristiano Ronaldo, depois do encontro que o emblema saudita venceu por duas bolas a zero, no qual este agradeceu aos fãs e ao povo iraniano que tornaram a visita àquele país "muito especial".
Great to get the win today!
— Cristiano Ronaldo (@Cristiano) September 19, 2023
A very special thank you to the fans and to all the Iranian people who have made this visit so special for us.
Such an incredibly warm welcome! ?? pic.twitter.com/FRhsX1CYBo