
Os Måneskin - os representantes de Itália - foram os grandes vencedores do 65º Festival Eurovisão da Canção. Contudo, a banda roqueira está a ser alvo de fortes críticas depois de uma imagem suspeita.
Enquanto as votações estavam a decorrer e, simultaneamente, algumas entrevistas aos concorrentes, as câmaras apontaram para os Måneskin e pode-se ver Damiano David debruçado sobre a mesa. Ao perceber que as câmaras estavam a incidir sobre ele, outro músico da banda, Ethan Torchio, deu-lhe um toque no braço como sinal de aviso. Um gesto suspeito fez com que rapidamente o músico fosse acusado de estar a consumir droga em direto.
Em televisão, este momento durou apenas segundos mas os internautas não perdoaram e o vídeo tornou-se viral.
A polémica que põe em causa a sobriedade do músico da banda italiana tomou tamanhas proporções ao ponto do vocalista se ter sentido na obrigação de explicar o sucedido, garantindo que o colega baixou a cabeça para olhar para dois copos que caíram no chão.
Depois do Festival ter terminado, a banda deixou uma mensagem nas redes sociais, mostrando-se disponíveis para qualquer tipo de teste toxicológico que venha pôr fim a esta polémica.
"Estamos muito chocados com o que algumas pessoas estão a dizer sobre o Damiano usar drogas. Somos contra as drogas e nunca consumimos cocaína. Estamos prontos para fazer um teste, porque não temos nada a esconder. Estamos aqui para tocar a nossa música e estamos tão felizes por ter ganho a Eurovisão que queremos agradecer a todos pelo apoio. O rock nunca morre".