'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Polémica

Eurovisão sob fogo! Organização do festival acusada de prejudicar Mimicat e Portugal

A cantora natural de Coimbra vai subir ao palco na grande final do próximo sábado.
12 de maio de 2023 às 15:34
Mimicat
Mimicat
Mimicat
Mimicat
pub
Mimicat
Mimicat, Vasco Palmeirim, Filomena Cautela, Inês Lopes Gonçalves
Mimicat
Mimicat
Mimicat
Mimicat
Mimicat, Vasco Palmeirim, Filomena Cautela, Inês Lopes Gonçalves

A União Europeia de Radiodifusão (EBU) anunciou, nesta quinta-feira, a ordem das atuações da grande final do Festival da Eurovisão, a realizar-se no próximo sábado, dia 13 de maio.

A subida ao palco de Mimicat, representante de Portugal em Liverpool, será a segunda entre o lote de 26 artistas qualificados para a noite das decisões, algo que está a gerar protestos entre os fãs portugueses.

Em causa, está o facto de esta ser considerada uma posição tradicionalmente considerada pouco abonatória para as atuações no certame musical. "Tentativa de matar a nossa canção", "Sempre os mesmos a serem favorecidos" ou "Isto é só esquemas" são algumas das farpas enviadas pelos internautas lusos no Instagram à EBU.

Efetivamente, se olharmos às estatísticas, nunca houve um vencedor na final a partir do segundo lugar – apenas três chegaram sequer ao pódio, o último dos quais em 2002 – e 15 dos 22 dos artistas que triunfaram desde 2000 fizeram-no a partir da segunda metade da lista. Uma das sete exceções a este último fenómeno, refira-se, foi Salvador Sobral, que interpretou ‘Amor pelos Dois’ em 11.º lugar.

De acordo com a 'Eurovision World', Mimicat está numa posição delicada nas cotações das casas de apostas, que colocam 'Ai Coração' no penúltimo lugar, apenas à frente da música candidata da Albânia. A música sueca, 'Tattoo' da regressada Loreen, goza de um grande favoritismo, com 52% de probabilidades de vitória, ainda que parta da 11.ª posição.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável