
Depois de apelos desesperados, a boa notícia. Madalena Camara Pereira já recebeu um transplante de medula. A notícia foi confirmada esta seta-feira em direto no programa de Júlia Pinheiro.
"Já fiz o transplante de medula graças a um dador português", revelou a filha de Nuno da Camara Pereira, que tinha uma leucemia e que os médicos diziam que só um transplante a poderia salvar. "graças um dador português, a quem estou grata (... ) é um orgulho receber uma medula de um dador nosso, fosse de que nacionalidade fosse, o que houvesse, mas ser um português ainda me faz mais sentido porque nós cá temos sentido de humanidade e disponibilizar a nossa vida em prol dos outros", disse.
Este transplante, realizado em dezembro de 2022, acontece depois de um apelo desesperado de Madalena da Camara Pereira. "A espera é tramada", diz. "Esta doença é a doença da paciência. Já fiz o transplante, estive um mês internada, sai no dia 31 de dezembro", recorda. "Agora ainda há uma dependência muito grande do hospital, pelo menos 6 meses". "Tenho ido ao hospital todos os dias", lamenta.
Madalena esperou dois meses até encontrar um dador compatível. "Tinha feito o alerta em junho e depois encontrei um dador em meados de julho. Tinha várias pessoas compatíveis, mas depois ainda há um percurso grande até ser confirmado (...) Depois vão estudar o mais indicado", explica. "Esse dador confirmado para mim soube a 10 de agosto", diz, afirmando que sentiu um "nervoso misturado com alívio". "Depois até ao transplante ainda demorou bastante tempo, ainda tive de fazer quimio", contou.
"É difícil, é duro mas faz-se. A esperança está sempre no fundo do túnel", alertou, deixando uma mensagem de esperança a quem enfrenta o mesmo problema.