
Filomena Cautela é uma mulher sem medos e diz as coisas que efetivamente pensa, pelo que não é, portanto, de estranhar que a apresentadora acabasse por dizer o que disse em relação ao que se passa nas televisões privadas em Portugal ao nível dos profissionais que apresentam programas de entretenimento.
Disse a apresentadora da RTP: "O futuro da apresentação acho que é deplorável, muito honestamente. (…) Estamos a caminhar num caminho pantanoso e muito mau", começou por dizer Mena [como é carinhosamente conhecida] num debate promovido pela Antena 1 sobre o futuro da televisão.
E especifica: "Acho que aquilo que se passa nas estações privadas está a caminhar-se para um lugar em que o apresentador não tem que ter — já nem falo de formação, porque já estamos longe disso — cultura geral, não tem que se informar sobre o que está a fazer, não tem que escrever e refletir sobre aquilo que vai dizer e é apenas ali um corpo, em todas as suas aceções, que serve para fazer estar", acrescentou a apresentadora da estação pública.
Concluiu: "É ser uma pessoa que a única coisa que fez na vida é ter seguidores ou pensar como é que fala a dona Teresa do mercado de Xabregas", disse a Filomena Cautela neste debate.