
Bárbara Norton de Matos contou pormenores das polémicas de bastidores que acabaram por afastá-la da ficção nacional.
"De repente fiquei sem trabalho em televisão", contou em entrevista no podcast "N’A Caravana", de Rita Ferro Alvim. "Foi uma altura muito complicada", disse, acrescentando ter chorado mas agora sabe que "não é nada pessoal, isto é cíclico".
Os trabalhos foram cortados no SIC, no entanto, quando ela menos esperava, quando estava a acabar 'Amor Amor' e tinha tudo planeado para entrar em 'Lua-de-Mel', a novela que deu seguinte àquela trama. "Foi um bocadinho um choque maior. Eu estava a contar que ia entrar nesta temporada e tinham falado comigo que eu ia entrar. E de repente começam a gravar e ninguém me diz nada. Achei um bocadinho falta de noção".
Com o tempo, Bárbara teve "de aceitar" que não voltaria a ser chamada. "Não criar expectativa nenhuma, não estar à espera, porque é um sufoco estar sempre à espera que alguém mande uma mensagem ou de um telefonema e acaba-se por não fazer metade das coisas. Por isso é que digo que era atriz, porque não estou à espera, já não tenho expetativas. Zero expetativa em relação a ser atriz, e zero tristeza."
Sobre o seu percurso de mais de 20 anos, Bárbara sente-se "de coração cheio". "Fiz papéis maravilhosos, deram-me oportunidades espetaculares, o papel que fiz na ‘Nazaré’, da violência doméstica, foi incrível".
Recentemente, Bárbara chegou a confirmar que ia entrar numa novela da TVI, mas depois recuou e acabou por recusar o trabalho, estando agora dedicada às vendas de perfumes, bijuterias e óleos.