
Maria Leal já reagiu às acusações polémicas do seu ex-marido, Francisco d'Eça Leal, que garante que a cantora lhe ficou com a herança de cerca de 1 milhão de euros.
Maria, de 49 anos, nega tudo e diz que vai processar o ex, que é filho do artista plástico Paulo Guilherme d'Eça Leal, por difamação.
"Na sequência das últimas notícias relacionadas com o meu ex marido, apenas tenho a dizer que irei recorrer às instâncias competentes para ver reposto o meu bom nome, nomeadamente a nível criminal, uma vez que são tudo inverdades que nada mais são do que uma clara difamação, não irei prestar qualquer declaração sobre o assunto, a não ser no local próprio, até lá peço que contactem o meu advogado José Pinho para qualquer esclarecimento, estou focada no meu trabalho e em ser feliz", escreveu Maria Leal nas redes sociais.
Francisco d'Eça Leal irá contar a sua versão da história no programa 'Vidas Suspensas', da SIC, esta terça-feira.
Aos 21 anos, Francisco tinha uma fortuna composta por mais de 500 mil euros e ainda 4 apartamentos no famoso bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, além do recheio das casas e do vasto espólio artístico do pai: pintura, escultura, gravuras e ilustrações.
Depois do casamento com Elisabete Rodrigues, o verdadeiro nome de Maria Leal, 20 anos mais velha do que o jovem, resta-lhe apenas o apartamento, onde vive sozinho, com o apoio da mãe e da Santa Casa da Misericórdia. Todos os outros bens, avaliados em mais de 1 milhão de euros, desapareceram durante os primeiros anos de casamento.
O processo de divórcio do ex-casal ainda corre em tribunal com uma queixa-crime de Francisco, de 29 anos de idade, em que o jovem argumenta que Maria Leal aproveitou-se da sua situação de dependência e de fragilidade emocional para "vender ao desbarato" o património.
Francisco sofre de esquizofrenia e na altura do casamento corria o risco de ficar paraplégico, depois de se ter atirado de uma janela do hospital Júlio de Matos. O seu próprio pai expressou estes problemas no testamento, revelando forte preocupação com o filho mais novo. Maria Leal foi casada 5 vezes e casou-se com Francisco há 5 anos. As primeiras notícias sobre o alegado caso de burla surgiram em 2016.