
A filha de dom Duarte Pio e dona Isabel de Herédia, a infanta Maria Francisca, registou a associação com o seu nome na semana passada e já assumiu uma missão, a organização do Jantar dos Conjurados 2023.
Em declarações ao 'Observador', Maria Francisca explicou que no casamento, que aconteceu no passado 7 de outubro, viu o apoio de muitos portugueses. "Fiquei muito tocada e disse logo que sim, aceitei esta responsabilidade. Decidi participar ativamente na organização e achámos que, além de ser uma celebração da nossa história, seria útil aliar este jantar a uma iniciativa social, por isso falámos com o Banco do Bebé e decidimos associar-nos".
O jantar vai acontecer no dia 30 de novembro no Museu Nacional de História Natural e da Ciência com um preço fixo de 30 euros por pessoa. Mas, além do valor arrecadado com as inscrições, Maria Francisca está a organizar um leilão de bens, incluindo o panamá usado pelo seu pai, dom Duarte, no casamento no mês passado, para ajudar o Banco do Bebé.
O Jantar dos Conjurados é um evento anual para assinalar a restauração da independência de Portugal, dando lugar ao D. João IV, o primeiro monarca da dinastia de Bragança. Antes do casamento com o advogado Duarte Martins na Basílica de Mafra, a infanta deu várias entrevistas em que falava da sua intenção de criar a Associação Maria Francisca e dedicar-se a causas sociais.