
Apresenta 'Goucha', o programa das tardes da TVI, de segunda a sexta. Divide com Maria Cerqueira Gomes o 'Conta-me', um formato de entrevistas mais intimistas que é emitido ao início das tardes de sábados e vai ainda apresentar 'Uma Canção para Ti', também ao lado de Maria. Além disso, Manuel Luís Goucha é chamado sempre que a TVI precisa de subir audiências, como aconteceu recentemente numa gala do 'Big Brother'.
Por tudo isto, o apresentador é um dos grandes trunfos da estação de Queluz de Baixo. Há já algum tempo que Goucha diz publicamente que deixará de fazer televisão de forma tão intensa. Gostaria de se "retirar" e ter apenas um projeto semanal. Mas esses são planos que não serão postos em ação no imediato.
Neste momento, Manuel Luís Goucha, que daqui a seis meses irá negociar o seu contrato, já pensa nas exigências que quer fazer à TVI. Segundo a revista ‘Tv Mais’, há várias hipóteses em aberto: renovar contrato por mais quatro, dois ou apenas um ano. Tudo indica que o apresentador quer manter um vínculo sem contrato exclusivo.
"No próximo ano queria começar a fazer programas semanais. Já levo 40 anos de televisão e 30 dos quais a fazer programas em direto. Queria abrandar o ritmo", já disse Manuel Luís Goucha. "Há uma coisa que quero e isso aprendi com o Rui [Oliveira, o marido], eu é que ditarei a minha saída da TV e não será a TV a deitar-me fora. Não quero andar a arrastar-me. O limite será quando sentir que já não tenho agilidade física e mental", especificou num passado recente, pelo que é possível que este tão desejado "abrandar" seja uma das suas exigências.
Mas dificilmente o apresentador conseguirá deixar de fazer televisão todos os dias, já que a TVI quer manter 'Goucha' por mais dois anos em antena: "Estamos muito satisfeitos com o formato, que tem dado a conhecer excelentes histórias devida, quer de rostos conhecidos do público quer de anónimos. Além de que faz boas audiências", garante fonte ligada ao canal de Queluz de Baixo.
Por enquanto, o apresentador ainda não teve qualquer reunião oficial com Cristina Ferreira para discutir as cláusulas do contrato. "É mais provável que seja com o José Eduardo Moniz, que, afinal, é o diretor-geral. Como é óbvio, ele quer que o Goucha continue na TVI e em antena à tarde", avança a mesma fonte.
Ao que se sabe, será o marido do apresentador, Rui Oliveira quem, juntamente com os advogados do casal, discute os valores e as cláusulas do contrato da estrela da televisão com a TVI.