
Filipe Duarte estava no auge da fama. Com uma sólida carreira no cinema, teatro e televisão, era um dos atores mais carismáticos da sua geração. No dia 17 de abril foi encontrado inanimado na cozinha pela sua mulher, a atriz espanhola Nuria Mencía, com quem tinha uma relação há longos anos, fruto da qual nasceu Antónia, na altura com 9 anos.
Os bombeiros da Parede e os médicos do Inem tudo tentaram para tentar salvar Filipe Duarte, mas o ataque cardíaco foi mais forte. O pai do ator também tinha morrido, anos antes, de problemas cardíacos. A morte de Pipo, como era tratado por quem o conhecia, acabou por ser declarada em casa.
O ator e a família tinham-se mudado semanas antes para esta moradia, numa zona nobre da Parede, no concelho de Cascais, que tinha sido renovada ao gosto de Filipe e Nuria. Agora, a moradia está fechada. Nuria terá regressado a Espanha com a filha.
Filipe Duarte entrou em vários projetos. Foi reconhecido no cinema, mas também por ter protagonizado 'Equador', uma escolha de Miguel Sousa Tavares, que Pipo só aceitou depois de muito negociar. Dias antes de morrer, tinha regressado do Brasil, onde participou numa novela de sucesso da Globo. Além disso, era uma das vozes mais populares na publicidade.