'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Jogos Olímpicos - Tóquio

Madrugada traz mais uma medalha a Portugal: Fernando Pimenta conquista o bronze

A final de K1 1000 metros de canoagem trouxe a Portugal a terceira medalha dos Jogos Olímpicos de Tóquio. No triplo salto, Pablo Pichardo fez a melhor marca do apuramento.
03 de agosto de 2021 às 13:32
Fernando Pimenta
Fernando Pimenta Foto: Getty Images

Depois de Jorge Fonseca (bronze) e Patrícia Mamona (prata), Portugal tem um novo medalhado nestes Jogos Olímpicos de Tóquio. Fernando Pimenta venceu o bronze na final K1 de 1000 metros de canoagem, que decorreu na madrugada desta terça-feira. Portugal igualou assim o número máximo de medalhas que já conquistou numa edição das Olimpíadas, chegando às três medalhas, como já havia acontecido em 1984 e 2004, estando assim a uma só medalha do melhor registo de sempre.

O canoísta limiano voltou assim a sair medalhado das Olimpíadas, após ter conquistado a prata nos Jogos de Londres em 2012, na prova de K2 de 1000 metros, na altura, ao lado de Emanuel Silva. Com um tempo de 3.22,478 minutos, Pimenta ficou a 47 milésimos de segundo do medalhado de prata, o húngaro Ádám Varga, com o primeiro lugar a pertencer ao também magiar Bálint Kopasz, que bateu o recorde olímpico com o desempenho em Tóquio.

A prova decorreu depois de terem entrado em ação os representantes lusos do atletismo, com a participação na qualificação dos triplistas Pedro Pablo Pichardo, Nélson Évora e Tiago Pereira: o luso-cubano registou a melhor marca do apuramento com 17,71 metros, confirmando a séria candidatura ao ouro na final, a realizar na madrugada de quinta-feira. Já Évora falhou a qualificação e despediu-se dos Jogos Olímpicos de forma definitiva, sendo saudado pelos seus adversários no adeus. O jovem Tiago Pereira fez 16,72m e não conseguiu o ingresso para a final.

Finalmente, Cátia Azevedo apurou-se para as meias-finais dos 400m, agendadas para as 11h30 de quarta-feira terminando em terceiro lugar na sua série depois de ter registado um tempo de 51,26 segundos.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável