Dânia Neto, de 40 anos de idade, foi mãe pela segunda-vez, na quinta-feira, dia 14 de setembro. A atriz de 'Flor Sem Tempo' (SIC) recorreu ao Instagram para partilhar a novidade com os seus milhares de seguidores, publicando duas imagens deliciosas ao lado do namorado, Luís Matos Cunha, e do recém-bebé, que veio ao mundo com 51 cm e 3,340kg.
"Bem-vindo, António Maria. Chegaste ontem pelas 9h49, cheio de luz às nossas vidas", escreveu Dânia Neto, referindo também que a sua "segunda experiência de parto" foi "mais leve e controlada". O casal, que está junto há seis anos, recorde-se, tem também Salvador (4). Agora, nove dias depois da felicidade, a atriz resolveu escrever uma mensagem para todas as mulheres recém-mamãs.
"Sinto que devo partilhar a minha experiência num tema que ainda é tão desafiante para as recém-mamãs", começou por escrever. "O que quero realmente dizer é que não permitam que comentários como 'ah ainda tem barriga?', 'está muito inchada' e 'parece que ainda está grávida' vos destruam numa altura em que a mulher acabou de trazer um ser ao mundo, numa altura de tanta fragilidade."
Indignada com alguns comentários desagradáveis na caixa da sua rede social, Dânia Neto alerta todas as fãs: "Numa fase em que precisamos de amparo e também de colo, porque estamos a dar tudo o que podemos, e sabemos a estes nossos bebés; juntamente numa altura em que estamos altamente hormonais, com falta de horas de sono e de descanso; numa adaptação a este novo corpo; quando estamos em fase de adaptação, porque em cada parto existe uma morte e um renascimento daquela mulher, daquela mãe numa nova versão sua, que também está a ser descoberta e integrada; essa morte e renascimento traz dor muitas vezes, e é uma dor que tem e que precisa de ser acolhida. Este post é para vocês, mulheres, mães e para todos os que têm sensibilidade, para perceber que temos de parar com este bullying disfarçado de comentário inocente. Magoa, fragiliza, é desnecessário."
Com o apoio imediato de muitos amigos famosos nesta sua tomada de posição pública, como Tânia Ribas de Oliveira, Filipa Nascimento e Maria Botelho Moniz, a atriz da estação de Paço de Arcos concluiu: "Não é suposto ter um bebé e sair da maternidade como se não o tivesse tido! O corpo leva nove meses a gerar uma vida, numa mudança drástica e constante. Não permitam nem gravem estes comentários no vosso coração. Acabámos de fazer um ser humano, não é suposto parecer que saímos do ginásio. Respeitem o vosso corpo e o vosso tempo. Tudo volta ao normal, mas requer tempo. Bem haja a todas vocês. Um beijinho no [coração]."