
Maria João Bastos sofreu um desgosto com a morte da sua chihuahua Amélie, em abril do ano passado. A cadela, de quem a atriz era inseparável, morreu de paragem cardiorrespiratória no seguimento de uma limpeza aos dentes no Hospital Veterinário Vasco da Gama, em Lisboa. Um ano e quatro meses depois, Maria João mostra que não se esquece nunca da sua companheira, e escreveu um texto emotivo nas redes sociais, partilhando também uma fotografia sua com a cadelinha.
Um ano e quatro meses depois, Maria João mostra que não se esquece nunca da sua companheira, e escreveu um texto emotivo nas redes sociais, partilhando também uma fotografia sua com a cadelinha.
"Pensei em ti hoje com amor, mas isso não é nada de novo. Pensei em ti ontem e nos dias anteriores. Penso em ti no silêncio. Muitas vezes digo o teu nome. Agora, tudo o que tenho são as tuas fotografias", escreveu, acrescentando: "Trouxeste-me tanta felicidade, foste o meu tesouro. O amor que partilhámos vai ficar comigo para sempre. A tua memória é minha para sempre. Foste embora do meu mundo mas ficarás para sempre no meu coração".
Na altura, Maria João Bastos acusou publicamente o hospital veterinário de negligência."Quando me deram a Amélie, vi logo que ela estava em sofrimento, com dificuldade em respirar. Foi-me dito que era normal", relatou a atriz, acrescentando que contatou a clínica "várias vezes" e que a resposta foi sempre "para não se preocupar". Amélie acabaria por morrer nesse mesmo dia.
Em declarações ao 'Correio da Manhã', a unidade de saúde negou qualquer tipo de responsabilidade na morte da cadela e ainda declarou que ia processar Maria João Bastos por "difamação".
"Apenas foram feitos dois telefonemas", alegou o representante do hospital veterinário lisboeta. Na primeira chamada, a atriz "apenas reportou prostração (...). Nunca foi referida dificuldade respiratória", afirmou na altura.
A unidade de saúde culpa ainda Maria João Bastos pela morte da cadela, afirmando que a atriz "sabia dos perigos que o animal corria ao submeter-se a intervenção com anestesia".