'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Drama

Maria Leite obrigada a trabalhar num bar e José Raposo sai em sua defesa

"Não é vergonha nenhuma em segurarmos empregos que nos asseguram rendas e alimentação" assume a atriz que não consegue pagar as despesas apenas com o trabalho artístico.
Por FLASH! | 30 de junho de 2025 às 11:48
Maria Leite obrigada a trabalhar num bar e José Raposo sai em sua defesa
Maria Leite, José Raposo
Maria Leite
José Raposo
pub
Maria Leite, José Raposo
Maria Leite
José Raposo

"Para colegas e amigues atores: não há vergonha nenhuma em segurarmos empregos que nos asseguram rendas e alimentação. Estou num momento bom, com projetos que faço por escolha, trabalho e reconhecimento não têm faltado: desde dobragens, criação, circulação de espetáculos, rodagens", começou por escrever Maria Leite, uma atriz que tem feito longas metragens, séries, dobragens e até algumas novelas.

E continua: "Falo de barriga cheia no que diz respeito a valor artístico. Mas os orçamentos são tão baixos e o custo de vida a subir tanto, que não há como comer e pagar teto só com trabalho artístico neste momento, ou pelo menos para mim não tem sido possível", assumiu Maria num desabafo feito nas redes sociais. 

E termina: "Havia uns 'mestres' antigos empoeirados (apanhei conversas parvas destas na ESTC [Escola Superior de Teatro e Cinema] que diziam que um ator atrás de um balcão de bar ou numa caixa de supermercado era incongruente com a continuidade da profissão. Não é. Vergonhoso é termos deixado baixar tanto o nosso valor de mercado. Tudo a ficar mais caro e nós cada vez mais baratos. Segurar emprego só nos valoriza. Os valores e condições da intermitência não nos seguram. Deviam, mas não é real."

Na caixa de comentários, José Raposo é um dos atores que se pronuncia: "Obrigado por esta partilha Maria. Hoje paga-se nas televisões, teatros, cinemas, dobragens etc. mais ou menos o mesmo de há 20 anos! Como sabes sou um privilegiado no que diz respeito a continuidade de trabalho, mas conheço a realidade das vidas das 'nossas' gentes! Um beijo."

Só que Raposo não se ficou por aqui. Decidiu fazer uma partilha do post de Maria Leite e deixar a seguinte mensagem: "Maria Leite, uma excelente atriz que conheço há muito, disse tudo nesta publicação. De facto, a maior parte dos artistas, de qualquer área artística, é miseravelmente remunerada, em relação ao custo de vida atual. Sabemos todos que se passa o mesmo nas outras profissões, mas a nossa é feita de intermitências, ou seja, é um trabalho que não é contínuo, trabalhamos 'à peça' literalmente! Por isso, o facto de ter de se juntar à atividade artística outras atividades profissionais para se sobreviver, isso é uma realidade… Tempos difíceis estes… Um beijo Maria. 

José Raposo termina: "Ah! E sei que sou dos poucos sortudos que têm tido trabalho mais ou menos continuado, mas não é o que se passa com a maioria de nós…"

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável