
O 'The Voice Portugal' deste domingo, dia 31, tem mais uma grande surpresa. No programa de sucesso da RTP1, apresentado por Catarina Furtado e Vasco Palmeirim, a mulher do filho mais novo de Maria João Abreu e de José Raposo, Ricardo, vai subir ao palco. Aos 32 anos de idade, Rita tenta assim (en)cantar os quatro mentores, António Zambujo, Aurea, Diogo Piçarra e Marisa Liz, com a sua voz e, evidentemente, a virarem a cadeira... para realizar um sonho.
"O ano passado, tinha um café com o meu marido e os meus sogros, o À da Maria, mas estávamos descontentes e presos a uma coisa que não era o que gostávamos de fazer. Com a pandemia, trespassámos o café e voltámos a dar concertos de rua. No final de um desses concertos, um produtor de música perguntou-me se não queria participar no 'The Voice'", conta a nora de Maria João Abreu e de José Raposo à 'Maria'.
Entusiasmada com o convite da produção do programa da estação pública, um sucesso de audiências, para poder mostar o que vale a cantar em cima de um palco, Rita Raposo recebeu o apoio da família. "Deram-me força, que não tinha nada a perder. Acabei por aceitar." À mesma revista, a artista recorda que a malograda Maria João Abreu pedia-lhe muitas vezes para cantar em público, mas que recusava. "Íamos a um concerto do João [Soares, o marido da atriz], que tocava em bares ao fim de semana, e ela dizia-me para eu ir cantar, mas eu inventava desculpas."
Hoje, cinco meses após a morte de Maria João Abreu, Rita Raposo sabe que a sogra, esteja onde estiver, estará orgulhosa da sua nova vida: "Claro que sim. Foi das pessoas que me disseram logo para eu ir."