
Fernando Mendes é uma espécie de feiticeiro: consegue dar audiências à RTP num horário difícil. Um feito que já dura há 20 anos, apesar de ser pouco mimado pelo canal público, que pouco ou nada promove o seu apresentador mais cobiçado pela concorrência.
O ator de 59 anos nunca quis ser apresentador de televisão e no casting que aconteceu há 20 anos fez tudo para não ser o eleito. Mas o seu carisma falou mais alto e a produtora do 'Preço Certo' e a RTP acharam que ele era o homem certo. E não se enganaram. Há duas décadas que vence a concorrência, que já tentou tudo para derrotar o 'Gordo', como ficou carinhosamente conhecido. Contudo, nem depois de ter feito uma operação ao estômago, que o levou a perder dezenas de quilos, perdeu o magnetismo que faz ser líder de audiências diariamente. Continua firme e hirto a liderar.
Por isso, Fernando Mendes é o apresentador mais bem pago do canal público: recebe cerca de 20 mil euros por mês. E fazendo as contas a 20 anos de emissões, o 'Gordo' já terá recebido quase 5 milhões de euros por apresentar o 'Preço Certo'.
Mas se este valor pode parecer elevado, a verdade é que tanto a SIC como a TVI não olhariam a meios para conseguirem que Fernando Mendes mudasse de camisola, como fez, por exemplo, Cristina Ferreira.
Mendes já confessou que recebeu uma proposta milionária da TVI mas que nem assim quis mudar, já que garantiu que não é o dinheiro que o move. Se fosse, poderia ganhar o dobro por mês e igualar o ordenado de Goucha, o apresentador mais bem pago da TV, logo a seguir a Cristina Ferreira, a rainha, ganha 2 milhões por ano na TVI.
"Não sou burro e não sairei de um programa que tem sucesso para integrar um outro formato que me pode queimar. O dinheiro não é tudo", disse recentemente Fernando Mendes, salientando, também, que gosta muito de trabalhar com a produtora de 'O Preço Certo'.
"Eu já recebi várias, nunca chegámos a falar de dinheiro. Quando tenho essas propostas, digo que casei com ‘O Preço Certo’ e portanto não vale a pena ligarem para ir para outro canal que eu não vou. Sou fiel ao ‘Preço Certo’ e o ‘Preço Certo’ é na RTP 1", assegurou Mendes, que já foi assediado por José Eduardo Moniz para ir para o 'Big Brother Famosos'.