'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Surpresa

Raquel Tavares recusa-se a revelar as razões que a levaram a afastar-se do fado: "Não foi um momento feliz para mim"

Está de volta mas não esquece as mágoas que ficaram: "Reservo-me ao direito de não o fazer porque é da minha vida que se trata."
Por FLASH! | 18 de outubro de 2025 às 16:43
Raquel Tavares recusa-se a revelar as razões que a levaram a afastar-se do fado: "Não foi um momento feliz para mim"
Raquel Tavares
Raquel Tavares no Carnegie Hall
Raquel Tavares
Raquel Tavares
Raquel Tavares
Raquel Tavares
Raquel Tavares no Carnegie Hall
Raquel Tavares
Raquel Tavares
Raquel Tavares

Estávamos no ano de 2019 quando em outubro Raquel Tavares anunciou que desistia da sua carreira de fadista. Estava decida a deixar de cantar. Apostou, inclusivamente, em duas novas carreiras: na representação [ainda fez parte do elenco de novelas da SIC] e na apresentação de programas de televisão ['Domingão' foi a experiência mais longa]. 

Mas Raquel Tavares acabou por não conseguir manter-se afastada do fado. Já regressou ao palcos e prepara-se para um grande concerto em nome próprio no Coliseu de Lisboa, já no próximo 5 de dezembro. A este propósito a fadista deu uma entrevista ao podcast 'Posto Emissor' e revelou que não fala do assunto, ou seja, das razões que a levaram a afastar-se durante uns tempos.

Assume que as pessoas - o seu público - "merecem" que ela fale sobre o assunto só que garante: "Não há nada que eu vá dizer que vá agradar a todas as pessoas que ouvem. O que acontece é que o após esse momento não foi um momento feliz para mim e a memória não é boa e, por isso, é que eu evito lá voltar", realça a fadista.

Entre essas más memórias está o facto de muitas pessoas terem dado a sua opinião em relação à decisão de Raquel de deixar de cantar: "Houve muita gente a dar a sua opinião acerca de uma decisão que era só minha e só impactava a minha vida e a de mais ninguém", recorda.

"Percebo que aos olhos de muita gente o facto de ter a começado a fazer televisão nessa altura era um contrassenso. Claro que eu tinha como explicar tudo isso mas é claro que neste momento já não o quero fazer. E reservo-me ao direito de não o fazer porque é da minha vida que se trata", esclarece ao mesmo tempo que garante que nunca se zangou com o fado.

Depois em jeito de graça, ainda contou: "Parei de cantar em outubro de 2019, em janeiro de 2020 comunico-o, a pandemia vem em março. Li coisas como ‘Esta foi esperta, já sabia’”, recorda a fadista que só quer lembrar que voltou aos palcos: "O que interessa é que voltei a cantar... se me quiserem ouvir, sem quiserem receber, vou ficar muito grata"

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável