
Quem é o secretário regional do Turismo, Ambiente e Cultura da Madeira que saltou para as notícias após utilizar linguagem considerada imprópria dirigida a duas deputadas do PS durante um debate da Assembleia Regional? Eduardo Jesus utilizou as expressões “esta gaja” e “burra do ca*****”, para se dirigir às deputadas do PS Sílvia Silva e Sancha Campanella.
No seguimento deste episódio já foi entregue no Parlamento regional um protesto formal por parte da bancada socialista que critica a linguagem ofensiva e o comportamento indigno do governante. Quando a controvérsia estalou, Eduardo Jesus defendeu-se dizendo: "Os termos que utilizei estão no dicionário."
Contudo, com o escalar da polémica viu-se na obrigação de pedir desculpas pelo seu comportamento, numa missiva enviada à presidente do Parlamento regional. "Venho pela presente comunicar, na qualidade de presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, a digníssima representante de todos os deputados eleitos nesta região, o meu lamento e as minhas desculpas, na pessoa de Vossa Excelência, pelo sucedido durante a discussão do Orçamento Regional/2025, na passada terça-feira", escreveu Eduardo Jesus na missiva enviada à responsável do parlamento da Madeira, Rubina Leal.
O secretário regional do Turismo, Ambiente e Cultura da Madeira, licenciado em Economia, tem 56 anos e entre 2019 e 2024 já foi secretário regional de Turismo e Cultura. Nestes períodos foi, igualmente, Presidente da Associação de Promoção da Madeira. Também foi deputado à Assembleia Legislativa da Madeira entre 2017 e 2019. Além disso, exerceu a função de professor convidado no Instituto Superior de Administração e Línguas da Madeira e foi membro da Comissão Instaladora da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, da Assembleia Estatutária da Universidade da Madeira e do Conselho Geral da Universidade da Madeira.