
Nos últimos quatro anos, Sofia Alves manteve-se afastada das novelas e das televisões nacionais. Foi tempo de conquistar Espanha através do teatro em digressão por várias cidades com o marido, o encenador Celso Cleto, e vários atores conhecidos da série 'Cuetame Como Paso' – que em Portugal tem a versão da RTP, 'Conta-me Como Foi'. Hoje, Sofia e Celso são figuras reconhecidas em Espanha, com "uma agenda forte" e "com prémios".
Regressa à SIC 20 anos depois de ter deixado o canal para dar vida à vilã de 'A Serra', a novela que está a conquistar os portugueses. Foi a preseverança de Daniel Oliveira que terá convencido a atriz a regressar a casa. Curiosamente o "sim" à SIC aconteceu depois de duas "negas" à TVI, o canal que deixou em 2016 com algumas críticas, referindo-se nomeadamente a "treinadores de bancada" e a "gente que não percebia muito desta área".
Sofia Alves confirma em entrevista à 'Nova Gente' que recebeu duas propostas da TVI e que declinou os convites, tendo optado pelo projeto da SIC. "Durante estes últimos anos tive de recusar muito trabalho e é verdade que, pelo menos, disse 'não' duas vezes à TVI. O Daniel Oliveira foi muito claro na sua insistência, queria muito que eu fizesse este projeto e eu não consegui dizer-lhe que não. Ele gosta dos atores e isso é meio caminho para ter sucesso nas suas investidas", justifica a atriz de 'A Serra'.