
São muitos os que estranham as viagens quase semanais de Sofia Ribeiro ao Brasil. É que a atriz faz parte do júri do programa 'Let's Dance' que termina no sábado, dia 6, e acordou com a TVI poder viajar para o Brasil entre programas.
Com um contrato de dois anos de exclusividade – assinado pouco tempo depois de saber que tinha cancro da mama, mas que só entraria em vigor quando regressasse ao trabalho –, Sofia Ribeiro deu carta branca à TVI, após recuperar, para a chamarem para uma novela assim que considerassem necessário e assim que ela terminasse os estudos. A atriz estuda representação no Brasil, e daí as constantes viagens. O Rio de Janeiro é especial para Sofia, e a atriz fez questão de passar lá o Carnaval.
Sofia foi então chamada para outro trabalho. A atriz que tinha decidido aprofundar a sua técnica de representação no Rio de Janeiro, foi obrigada a substituir, a agora amiga, Rita Pereira no júri de 'Let's Dance'. No elenco da peça de teatro '39 Degraus', Rita Pereira só pôde ficar durante metade do programa. "Já estava tudo combinado antes do programa ir para o ar", justificou na altura Fátima Lopes, a apresentadora de 'Let's Dance'.
Para fazer parte do júri, Sofia Ribeiro aceitou o desafio de todas as semanas atravessar o Atlântico. A cada sexta-feira, desde o final de março, a atriz parte do Rio de Janeiro com destino a Lisboa, onde fica apenas algumas horas para depois – à exceção de um dia ou dois devido a compromissos publicitários – regressar a terras de Vera Cruz.
A atriz já tinha explicado como a sua vida estava prestes a tornar-se numa loucura, mas muitos dos amigos atores de Sofia acharam que seria um desafio demasiado pesado. "Sei que vai ser muito exigente andar de um lado para o outro mas tenho um curso no Brasil de representação que não podia mesmo deixar de fazer. Vou ter que dormir no avião. Sei que vai ser cansativo, mas foi esse o acordo com a TVI. Estarei todos os sábados no 'Let's Dance' e depois lá vou eu...", disse na altura.
Mas quem é que paga as viagens? Segundo o site FLASH! apurou, a TVI. Segundo fonte da estação de Queluz de Baixo "faz parte do contrato da atriz". "Todos eles, sempre que assinam um contrato, ficam com direito a ter um tempo para aprimorar a sua técnica. E a Sofia já tinha tudo tratado quando surgiu o 'Let's Dance'", contam-nos.
O site FLASH! contactou Helena Forjaz, diretora do departamento de comunicação da TVI, para perceber como é que a atriz pode viajar semanalmente para Portugal, apenas por causa de um programa e com as viagens pagas pela estação. "O que posso dizer é que não vamos falar sobre acordos contratuais com os atores da estação. É uma política da TVI", disse Helena Forjaz sem adiantar mais detalhes.
Com as viagens pagas, Sofia Ribeiro tem conseguido manter a agenda alucinante sem falhar. Mais. Depois de algumas reticências – porque queria tentar a sorte no Brasil tal como Pedro Carvalho, Joana Solnado ou Paulo Rocha – a atriz acabou por aceitar ser uma das protagonistas da novela 'A Herdeira', onde a estrela maior vai ser Kelly Bailey. "As negociações arrastaram-se um bocadinho porque a Sofia queria ver se podia tentar a sorte lá. É lógico. Mas a TVI convenceu-a e mostrou-lhe o contrato assinado", explica fonte da TVI.
Chegou a estar previsto Sofia ter uma pequena participação em 'Ouro Verde', mas isso acabou por ficar sem efeito. Para já a atriz está no Brasil, mais uma vez a estudar – e apanhar belos banhos de sol e mar – antes de regressar em definitivo, o que, segundo o site FLASH! apurou, só deve acontecer em junho, altura em que a novela vai começar a gravar.