'
Indica
i

Os artigos publicados na secção Indica apresentam produtos e serviços que podem ser do interesse dos leitores. Este projecto comercial é realizado em parceria com empresas afiliadas.

C-Studio

FLASH! Indica

Este verão, só vai ter calor quem quiser! Experimentámos o ar condicionado portátil mais barato e foi uma lufada de ar fresco

Quando vimos o seu tamanho, desconfiámos, mas afinal era puro preconceito. É uma pequena bomba que liberta um spray gelado que vai salvar as nossas noites de verão. É difícil não se ficar fã.
25 de junho de 2024 às 10:54
Testámos este ar condicionado portátil
Testámos este ar condicionado portátil

Só para nota introdutória: não tenho um aparelho de ar condicionado convencional em casa e não há expectativas de que venha a ter, até porque, se calhar, em 80 por cento dos dias não preciso dele, mas tenho calor! E há muito que queria um SOS para aquelas noites em que desesperamos porque quando abrimos a janela não corre nem uma brisa de ar fresco e se a fechamos corremos o risco de sufocar.

Vai daí, comecei uma busca por aparelhos de ar condicionado portáteis. Não queria uma ventoinha, porque não é que não valha a pena, mas pelo menos o que eu sinto é que o que ela faz é basicamente espalhar o ar que já está quente pela casa, e pretendia uma coisa económica: basicamente, um pequeno salva-vidas para os dias infernais de maior calor.

Feita uma triagem, decidi-me por este ar condicionado portátil, que tinha ótimas reviews e foi um dos mais baratos que encontrei. Portanto, se fosse mau, nem tudo estava perdido.

Ar condicionado portátil

Um dia depois, já tinha a caixa à minha espera em casa, mesmo a tempo dos primeiros dias de verdadeiro calor. A primeira impressão, confesso, foi de alguma desilusão. Eu já tinha visto as medidas, claro, mas torci o nariz quando vi que o aparelho era tão pequeno. Desconfiada, liguei-o à corrente (tem um cabo USB que pode ligar, por exemplo, à 'cabeça' do carregador do telemóvel) e, como ele tem dois modos, comecei por usá-lo no de ventilação (conta com três velocidades).

Ar condicionado portátil

E ok, não sei se foi por eu vir da rua, por ter calor, mas a verdade é que senti alguma diferença. Mas nessa altura ainda não tinha descoberto a verdadeira potencialidade desta pequena maravilha. Estão a ver aquele pequeno retângulo em cima do mostrador eletrónico? Pois é, meus amigos, ele abre-se e tem um depósito para onde podemos deitar mais de um litro de água gelada e ainda acrescentar cubos de gelo. E é aí que a magia acontece.

O depósito do ar condicionado portátil

De repente, ele começa a deitar, pelo centro, um spray gelado que sabe pela vida, mesmo o 'sambar na cara' daqueles aparelhos de ar condicionado que custam uma fortuna. Podem não acreditar, mas ao fim de cinco minutos eu até já tinha espirrado. E pelo preço, ainda tem um comando que dá para o controlar à distância, temporizador e umas luzinhas coloridas que vão dar ambiente à noite em casa.  

Ar condicionado portátil

Esta função de pode adicionar água gelada é que faz toda a diferença e muda o jogo em relação às ventoinhas tradicionais, porque isto não tem nada a ver com uma ventoinha e o nome está empregue com propriedade: é mesmo um ar condicionado portátil.

PEQUENO, LEVE E PORTÁTIL

Se adora aquele efeito de chegar a casa e mais parece que acabou de entrar numa arca frigorífica, não se entusiasme em demasia. Este ar condicionado portátil é bom, mas pequeno, logo o seu raio de ação é limitado. É ótimo para arrefecer divisões mais pequenas, vai fazer toda a diferença naquelas noites e dias insuportáveis de calor, em que o podemos pôr a bafejar este spray gelado para cima de nós, mas calma, não é um ar condicionado para refrescar grandes casarões.

Se é isso que procura, então sugerimos que pense mesmo na hipótese de optar por um ar condicionado tradicional, com instalação.

Mas na verdade, há muita gente à procura de um SOS, como eu, que seja leve, fácil de transportar pela casa e que se arrume em qualquer cantinho, porque não precisamos de um mono a ocupar espaço durante os restantes nove meses do ano.

Ar condicionado portátil

Enquanto escrevo este texto, estão 30 graus lá fora, mas eu sinto-me feliz por o ter aqui basicamente a 50 centímetros, a soprar esta brisa do ártico para cima de mim. Na verdade, agora nem o tinha na potência máxima, mas liguei agora só para ver se me conseguia concentrar ou se era demasiado ruidoso, mas está perfeitamente ok. 

Ah, ele também promete um baixo consumo, mas sobre isso ainda não vos podemos contar. Se quando vir a conta me assustar, venho aqui dizer qualquer coisinha. Se não é porque está tudo bem...

Os artigos publicados na secção Indica apresentam produtos e serviços que podem ser do interesse dos leitores. Este projecto comercial é realizado em parceria com empresas afiliadas. Para mais informações: indica@medialivre.pt
Partilhar

Outras Indicações

OUTRAS INDICAÇÕES