Notícia

Coaching

Aprenda a ativar as suas hormonas da felicidade

Cientistas explicam como pode “forçar” esse sentimento com comportamentos bastante simples. E ser mais feliz.
Por Inês Neves | 21 de maio de 2017 às 12:21
Truques para ser muito feliz
Há 4 substâncias químicas naturais nos nossos corpos geralmente definidas como o "quarteto da felicidade": endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina
1 – ENDORFINAS - As endorfinas são consideradas a morfina do corpo, uma espécie de analgésico natural. São uma "breve euforia que mascara a dor física", classifica Breuning. Por isso, comer alimentos picantes é uma das formas de libertar esses opiáceos naturais, o que induz uma sensação de felicidade. De acordo com estudo publicado no ano passado por investigadores da Universidade de Oxford (Inglaterra), assistir a filmes tristes também eleva os níveis da substância
2- SEROTONINA - Como a serotonina flui quando você se sente importante, o sentimento de solidão, e até mesmo a depressão, são respostas químicas à sua ausência. A estratégia mais simples para elevar o nível de serotonina é recordar momentos felizes, diz Alex Korb, neurocientista. Apanhar sol, receber massagens e praticar exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo, são outras formas de aumentar a serotonina
3 – DOPAMINA - A dopamina é a substância responsável por sentimentos como amor e luxúria e é descrita como a "mediadora do prazer". Esta substância química é acionada quando se dá o primeiro passo rumo a um objetivo e também quando a meta é cumprida. Além disso, pode ser gerada por um simples acontecimento da vida quotidiana (por exemplo, encontrar um lugar livre para estacionar o carro) ou por algo mais excecional (como receber uma promoção no trabalho)
4 – OXITOCINA - Por estar relacionada com o desenvolvimento de comportamentos e vícios maternos, a oxitocina é muitas vezes apelidada de "hormona dos vínculos emocionais" e "hormona do abraço". Segundo especialistas “a ligação social é essencial para a sobrevivência da espécie” e a oxitocina “é um composto cerebral importante na construção da confiança, que é necessária para desenvolver relacionamentos emocionais.” Abraçar é uma forma simples de se conseguir um aumento da oxitocina. Dar ou receber um presente é um outro exemplo
mulheres
pimentos picante
mulher desporto exercicio
mulher feliz
amigos, mulher, homem

Ao longo dos séculos, artistas e pensadores dedicaram-se a definir e representar a felicidade. Nas últimas décadas, porém, grupos menos românticos juntaram-se nessa difícil tarefa: endocrinologistas e neurocientistas.

O objetivo é estudar a felicidade como um processo biológico para encontrar o que desencadeia esse sentimento sob o ponto de vista físico. Ou seja, eles não se importam se as pessoas são mais felizes por amor ou dinheiro, mas o que acontece no corpo quando a alegria efetivamente dispara, e como "forçar" esse sentimento.

Neste sentido, há quatro substâncias químicas naturais nos nossos corpos geralmente definidas como o "quarteto da felicidade": endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

...
Abraçar é uma forma simples de se conseguir um aumento da oxitocina

A pesquisadora Loretta Breuning, autora do livro 'Habits of a Happy Brain' ("Hábitos de um cérebro feliz", em tradução livre), explica que "quando o seu cérebro emite uma dessas substâncias, sentimo-nos bem. Cada substância da felicidade tem um trabalho especial para fazer e rapidamente se apaga assim que o trabalho é feito."

Saiba então como ativar essas quatro substâncias químicas da felicidade que o nosso corpo produz.

1 - ENDORFINAS
As endorfinas são consideradas a morfina do corpo, uma espécie de analgésico natural. São uma "breve euforia que mascara a dor física", classifica Breuning. Por isso, comer alimentos picantes é uma das formas de libertar esses opiáceos naturais, o que induz uma sensação de felicidade. De acordo com estudo publicado no ano passado por investigadores da Universidade de Oxford (Inglaterra), assistir a filmes tristes também eleva os níveis da substância.

2- SEROTONINA
Como a serotonina flui quando se sente importante, o sentimento de solidão, e até mesmo a depressão, são respostas químicas à sua ausência. A estratégia mais simples para elevar o nível de serotonina é recordar momentos felizes, diz Alex Korb, neurocientista. Apanhar sol, receber massagens e praticar exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo, são outras formas de aumentar a serotonina.

...
Apanhar sol, receber massagens e praticar exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo, são outras formas de aumentar a serotonina

3 - DOPAMINA
A dopamina é a substância responsável por sentimentos como amor e luxúria e é descrita como a "mediadora do prazer". Esta substância química é acionada quando se dá o primeiro passo rumo a um objetivo e também quando a meta é cumprida. Além disso, pode ser gerada por um simples acontecimento da vida quotidiana (por exemplo, encontrar um lugar livre para estacionar o carro) ou por algo mais excecional (como receber uma promoção no trabalho).

4 - OXITOCINA
Por estar relacionada com o desenvolvimento de comportamentos e vícios maternos, a oxitocina é muitas vezes apelidada de "hormona dos vínculos emocionais" e "hormona do abraço". Segundo especialistas "a ligação social é essencial para a sobrevivência da espécie" e a oxitocina "é um composto cerebral importante na construção da confiança, que é necessária para desenvolver relacionamentos emocionais." Abraçar é uma forma simples de se conseguir um aumento da oxitocina. Dar ou receber um presente é um outro exemplo.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável