
Trazem felicidade, calma, diversão… e além de serem uma excelente companhia, estes ‘bichos’ são também a arma para combater o stress e ansiedade em si e, principalmente, nos seus filhos.
"Os cães podem reduzir a ansiedade infantil, particularmente a ansiedade de separação e social, através de vários mecanismos. Podem estimular a conversação e fortalecer laços", segundo um estudo realizado nos Estados Unidos.
Foram "analisadas" 643 crianças com idade entre 4 e 10 anos: 58% tinham cães em casa e 42% não.
Dos 58% das crianças que tinham animais de estimação, 12% foram diagnosticadas com stress e ansiedade. O número subiu para 21% quando foram analisadas as crianças sem cães.
Mas ter um animal de estimação em casa não é só bom para as crianças. Para o adulto também é sinónimo de felicidade, calma e diversão.
Segundo a revista 'Health', a presença destes "bichos" ajuda a baixar os níveis de cortisol (a hormona do stress), especialmente após um momento de alta tensão. E aumenta os níveis de ocitocina, hormona associada à redução da ansiedade e à criação de laços sociais.
E já que os níveis de stress caem, a pressão arterial também beneficia com a presença de um amigo de quatro (ou duas) patas. Os animais ajudam a relaxar e a aliviar os sintomas de stress independentemente do momento. Além disso, ajudam a "tirar peso das costas" e a esquecer aquele problema que a andou a atormentar durante todo o dia.
Ver as brincadeiras disparatadas do gato, por exemplo, é o suficiente para a boa disposição surgir e pode mesmo ser uma forma de terapia.
Estar junto do seu animal de estimação, seja a passear, a brincar ou simplesmente a ver televisão com ele por perto, ajuda a manter a calma e a concentrar as atenções naquilo que realmente importa.