
A Páscoa de 2021 é mais uma data que não será possível festejar de forma habitual. O enorme crescimento de casos de Covid-19 após o Natal e Ano Novo levou a que o Governo português colocasse um travão à possibilidade de haver circulação de cidadãos ao longo do território nacional, assegurando que "não é um momento de encontro, mas mais um momento de confinamento."
Isto significa que não será possível o trânsito entre concelhos entre a próxima sexta-feira, 26 de março, e os dez dias seguintes, sendo que apenas é permitida a deslocação para fora do concelho onde residem no dia 5 de abril. No entanto, se for caso disso, é possível viajar para fora do país, com a única exceção a ser Espanha.
O comércio ao postigo continuará a funcionar, assim como os supermercados, que apenas encerrarão às 19h na Sexta-Feira Santa, dia 2 de abril, e no fim-de-semana seguinte, e outros serviços como livrarias ou cabeleireiros. Adicionalmente, as atividades do ensino-pré escolar, do 1º ciclo e dos ATL também decorrerão com normalidade. Para quem é adepto das cerimónias religiosas pascoais há boas e más notícias: as procissões estão canceladas, mas poderá acompanhar 'pari passu' aquilo que se vai passando em Fátima, à distância, através do site www.fatima.pt.