'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
saúde mental

Não se vá abaixo! As 10 sugestões dos psicólogos para lidar com o confinamento

Saiba como preservar a sua saúde mental durante esta época difícil
01 de fevereiro de 2021 às 13:27
Previsões 2018, Saúde
Previsões 2018, Saúde

O novo confinamento veio trazer de volta muitas das questões que pensávamos ter deixado para trás no ano passado, muitas delas relacionadas com a nossa saúde mental e com a forma de lidar com um isolamento que parece não ter fim.

Por isso mesmo, a Ordem dos Psicólogos Portugueses decidiu elaborar uma lista de conselhos e cuidados a ter durante o confinamento, de forma a preservar a nossa mente e evitar desenvolver inseguranças a nível psicológico, potenciadas por esta situação pela qual todos estamos a passar.

Confira então a lista com as dez sugestões:

  1. Não desanime devido à presença de sentimentos negativos – É natural sentir angústia, tristeza ou medo numa situação com esta.
  2. Esteja atento às emoções – Aceitar que o humor e a motivação possam ser inconsistentes é um ponto de partida para não se deixar abater.

  3. Conheça a sua capacidade de resiliência – Este é mais um desafio como outros que já tenha enfrentado, não se coíba de procurar formas de o ultrapassar.

  4. Concentre-se no dia atual – Mantenha o foco no presente e que o possa controlar, através de exercícios ou atividades que lhe tragam prazer.

  5. Reforce as suas relações pessoais – Ainda que o distanciamento social tenha de ser mantido, nada impede de falar com as pessoas de que gosta, sabendo que estão a passar pela mesma situação, algo que pode fortalecer os seus elos de ligação.

  6. Não deixe de partilhar o que sente com familiares e amigos – Revelar os seus sentimentos é algo que ajuda a sentir-se melhor, lembre-se que desabafar com quem lhe é próximo é algo positivo.

  7. Ajude quem está vulnerável – Nesta altura, torna-se imperativo ajudar quem nos é próximo e está em situações mais complicadas, por diversos motivos. Seja solidário e contribua para a saúde de quem o rodeia, mantendo o contacto com quem esteja em situações de vulnerabilidade.

  8. Crie metas e objetivos concretizáveis para o confinamento – Mantenha em mente expectativas para o período de isolamento, respeitando sempre o seu ritmo e os seus recursos.

  9. Não fique obcecado com a procura de informação sobre a pandemia – Atualize-se apenas uma ou duas vezes ao dia, em fontes de informação credíveis, mas não é recomendável ficar a pensar na situação ao longo de todo o dia.

  10. Tenha sempre em mente ter um estilo de vida saudável – Quer a nível de alimentação, quer a nível de atividade física, quer a nível do seu sono diário, nunca se esqueça que um corpo saudável leva a uma mente saudável, melhorando o seu humor e a sua saúde mental.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável