'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
verão 2022

"Happy hour": há dias grátis para visitar museus e monumentos. Saiba onde pode ir e quando

É verdade, há muitos museus em Portugal em que não se paga para visitar em determinados dias. Conheça a nossa lista e aproveite o tempo em família.
13 de julho de 2022 às 09:41
Torre de Belém
Torre de Belém Foto: Pixabay

Já não há desculpa para não visitar monumentos e museus nacionais, onde vai poder desenvolver não só os seus conhecimentos como a sua criatividade. Cada vez mais os museus oferecem atividades educativas que permitem aos visitantes absorver as coleções de forma dinâmica e divertida. E, melhor, agora há dias em que as entradas são grátis!

Esta é a lista que vai ter de guardar para aproveitar ainda melhor este verão, de forma mais económica.

Museu Nacional Soares Reis (Porto)

O mais antigo museu público de arte do país. Desde museu salientam-se os núcleos da pintura e escultura do século XIX. A entrada é grátis todos os domingos entre as 10h e as 18h.

Museu Nacional Soares Reis
Museu Nacional Soares Reis Foto: Instagram

Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Porto)

Neste museu vai poder admirar coleções de arte contemporânea produzida desde os anos 60 até à atualidade. Esta mostra tem como objetivo refletir sobre o modo como a arte de hoje também antecipa o seu futuro. Entradas grátis no primeiro domingo de cada mês, entre as 10h e as 19h.

Museu de Arte Contemporânea de Serralves
Museu de Arte Contemporânea de Serralves Foto: Instagram

Mosteiro dos Jerónimos 

Considerado uma obra-prima do estilo manuelino, o Mosteiro dos Jerónimos é um daqueles monumentos de visita obrigatória. Não fique pela igreja, descubra também o magnífico claustro quinhentista, o antigo refeitório dos monges e a sala da antiga livraria. Este monumento tem entrada grátis todos os domingos entre as 10h e as 17h30.

Mosteiro dos Jerónimos 
Mosteiro dos Jerónimos  Foto: Pixabay

Panteão Nacional 

Acolhe os túmulos de grandes vultos da História portuguesa. É um elemento referencial no perfil da cidade, oferecendo pontos de vista sobre a zona histórica da Lisboa. Grátis todos os domingos entre as 10h e as 17h.

Panteão Nacional 
Panteão Nacional  Foto: Instagram

Torre de Belém

Construída em homenagem ao Santo Patrono de Lisboa, S. Vicente, a torre de Belém fazia parte de um sistema de defesa tripartida entre o baluarte de Cascais e a fortaleza de S.Sebastião da Caparica, na margem oposta do rio. É um dos mais belos monumentos de Lisboa e merece uma visita em família nestes dias de verão. Tem entrada gratuita todos os domingos das 10h às 18h30.

Torre de Belém
Torre de Belém Foto: Pixabay

Museu da Marioneta

Além de uma das mais significativas e completas coleções de marionetas tradicionais portuguesas, engloba uma excecional e vasta coleção de máscaras do sudeste asiático e africanas. Grátis todos os domingos de manhã.

Museu da Marioneta
Museu da Marioneta Foto: Instagram

MAAT

É o novo ex-libris de Lisboa, dada sua arquitetura futurista, à beira do Tejo, paredes meias com o antigo museu da Eletricidade. A Arte, a Arquitetura e a Tecnologia convivem de mãos dadas em exposições contemporâneas, alternativas e desafiantes. De forma a aproximar os visitantes e enriquecer a sua experiência no museu, a programação educativa do MAAT é também um campo que permite às crianças (e adultos) mergulharem. Grátis apenas no primeiro domingo de cada mês. 

MAAT
MAAT Foto: Instagram

Museu do Dinheiro

Este museu oferece uma experiência interativa recorrendo à tecnologia multimédia. A museografia não convencional aposta na criação de ambientes surpreendentes, capazes de convocar a participação do visitante e de promover a construção de conhecimento. A entrada e as atividades deste museu são grátis de quarta a domingo, das 10h às 18h.

Museu do Dinheiro
Museu do Dinheiro Foto: Instagram

Palácio Nacional da Ajuda 

O antigo palácio real e monumento nacional, abriu já a portas a um novo e magnífico museu na nova ala reconstruída. Note-se que este é o único palácio visitável em Lisboa que ainda conserva, de um modo fidedigno, a disposição e decoração das salas ao gosto do séc. XIX, nomeadamente os aposentos dos monarcas e a sala de trono. A entrada no palácio é grtuita todos os domingos entre as 10h e as 14h.

Palácio Nacional da Ajuda
Palácio Nacional da Ajuda Foto: Instagram

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável