
Joe Berardo está de volta. Quase dois anos após a polémica audição em que o empresário foi acusado de fazer pouco dos portugueses, devido às frases irónicas que utilizou e às afirmações de que "pessoalmente" não tem dívidas, chega agora a Lisboa o novo museu do madeirense.
Chamar-se-á Berardo – Museu Arte Déco, ou, abreviado, B-MAD, e é a concretização de um espaço que já estava pleneado desde 2017, sendo uma iniciativa privada da Associação de Coleções.
Localizado na Rua 1º de maio, em Alcântara, na antiga residência do à época Marquês de Abrantes, será dedicado à Arte Nova e à Art Déco e vai ter objetos como joalharia e pratas, com autores como François Dufrêne, Alfred Porteneuve ou Lalique no rol dos representados na coleção.
A boa notícia para os fãs destes estilos artísticos é que desde a sua abertura, no próximo dia 24 de abril, até ao final de maio, a entrada é gratuita para o público. De acordo com um comunicado lançado à imprensa, a inauguração contará com uma exposição comissariada por Márcio Alves Roiter, fundador do Instituto Art Déco Brasil, e por Emmanuel Bréon, antigo diretor do Musée des Années 30 de Paris.